Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Simular para perceber como funciona a Máquina Fotográfica

Uma das ferramentas digitais listadas no EVTdigital chamava-se “Camaras Interactive”. Era uma aplicação online que simulava uma máquina fotográfica e permitia perceber o funcionamento da mesma. Infelizmente esta aplicação deixou de estar disponível mas, felizmente há outras aplicações idênticas. Vamos conhecer algumas.

Hoje em dia é muito fácil para os nossos alunos (e até para nós, adultos) comprar uma máquina fotográfica digital e fazer fotografias. Mas, como alguns sabem, para além do enquadramento e outras particularidades mais estéticas, há questões técnicas importantes. Para isso, há que compreender estes fatores que fazem da fotografia a captação de um momento,com qualidade.

Das três que vamos mostrar, a primeira é da Photonhead e chama-se SimCam. Para além de simular a máquina fotográfica, podem também experimentar a simulação vídeo. Basta carregar na imagem abaixo para aceder à aplicação SimCam – Shutter and Aperture. Depois, basta alterar as variáveis de velocidade de obturação e abertura de diafragma e perceber o resultado.

Outra aplicação disponível chama-se CamaraSim. Tem disponíveis 3 ferramentas com excelente cuidado visual: a DSLR Camera Simulator (para captar um momento); a DSLR Camera Explainer (com aquilo que todos nós devemos perceber); e a aplicação Focus. Frame. Shoot.

Para acederem e utilizarem qualquer uma delas devem carregar na imagem abaixo:

Resta ainda dizer que para esta aplicação online há ainda um vídeo tutorial que aqui vos deixamos e que nos explica a aplicação Focus. Frame. Shoot!

Finalmente, a outra aplicação está também disponível online e para utilizadores de iPad, iPhone, por exemplo, disponível para download no iTunes. Chama-se Camera Simulator e trabalha de forma muito simples. Para acederem ao mesmo basta carregar na imagem abaixo.

Estou certo que no final, tanto vocês como os alunos passaram a ter mais atenção e cuidado quando fotografam e, isso vai notar-se nos resultados finais.

Naturalmente que qualquer uma destas aplicações é uma daquelas ferramentas ótimas para trabalhar a área de exploração de Fotografia em EVT… E certamente outras poderão depois ser acrescentadas consoante o contexto de aplicação.

Agora,… vamos lá experimentar e pôr depois em prática!

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.480 outros seguidores

%d bloggers like this: