Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Clay Animation – NfbKids.ca

Alguém conhece o National Film Board of Canadá? Pois bem, quem conhece sabe bem a reputação e tradição que eles têm na área do cinema de animação. Exemplo disso é o sítio deles na Internet. Mas, ainda mais, é o espaço dedicado aos mais pequenos chamado NFB Kids.

Neste sítio encontram um verdadeiro manancial de recursos a utilizar em EVT, essencialmente na área do cinema de animação, quer se trate de criar personagens, storyboards ou outros… Nada como experimentar pois não dispensa uma visita.

Mas o recurso que destacamos dentro deste espaço chama-se Clay Animation e não é mais nem menos que a criação de uma personagem (como se fosse plasticina) e que depois podem replicar num modelo real nas aulas de EVT e até animar.

A sua utilização é muito simples e intuitiva, do género arrastar e largar e alterar definições como rotação, cores, etc… No final podemos guardar o nosso modelo e, quem sabe, modelar o mesmo em plasticina e fazer uma animação nas aulas de EVT. E neste contexto de EVT, aqui deixamos alguns exemplos de áreas de exploração e conteúdos que podem ser trabalhados: Estrutura, Forma, Luz-Cor, Material, Movimento, Trabalho, Animação, Construções e Modelação/Moldagem.

Vamos até ao Canadá explorar este recurso?


Deixe um comentário