Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Photosynth

Por estranho que possa parecer, aqui está uma ferramenta extraordinária da Microsoft que é GRATUITA.

O Microsoft Photosynth. Mas, para que serve esta ferramenta?

Microsoft Photosynth

Este Photosynth é uma aplicação que funciona da seguinte maneira: entrando no site oficial, temos duas hipóteses:

1. Como utilizadores, podemos seleccionar ou navegar (por pesquisa de termos) por diferentes espaços. O que é mais comum aparecer nas pesquisas são regiões e/ou monumentos;

2. Ser utilizadores activos, indo ao separador CREATE e descarregar a aplicação para instalarmos no nosso computador.

Mas, vamos ao que interessa. Para que serve?

Serve para, a partir de um pacote de fotografias  montarmos uma imagem/cenário praticamente em 3D – com visão panorâmica e ampliada. Para tal, quantas mais fotografias tirarmos de um espaço/local, com vários ângulos, perspectivas e aproximações, melhor é o ratio do SYNTHY (que aparece em cada criação e que qualifica a capacidade de definição de cada montagem).

A aplicação é muito simples de usar: basta termos as fotografias no nosso computador, câmara ou pen (sejam 10, 100, 200, 300 ou muitas mais) e fazer o upload das mesmas para o serviço online. A partir daqui, é a Web 2.0 que faz tudo. O resultado final será depois apresentado na nossa conta.

Ah, pois é, faltou dizer isto: para utilizarmos e descarregarmos o software é necessário ter uma conta da Microsoft. Basta uma conta do Hotmail, do MSN ou outro serviço Microsoft.

Um dos muitos (e) fantásticos exemplos que pode ser visto é o da Praça de São Marcos em Veneza. Mas muitos outros poderão ser pesquisados e encontrados. E lembrem-se da qualidade das fotografias, da quantidade, do pormenor. Tudo é importante e conta para a melhor qualidade final da montagem.

E em EVT, para que serve?

Muito bem. Serve para uma visita guiada à Escola, a uma exposição dos alunos para que os pais possam ver se estiverem a trabalhar e não possam ir à Escola no período em que ela está aberta. Pode também servir para criação de visitas virtuais, etc, etc, etc… Basta colocarmos a imaginação a funcionar.

Muito particularmente, em EVT, com esta ferramenta podemos abordar o conteúdo Espaço e a Área de Exploração da Fotografia. No entanto, dependendo dos contextos, outras abordagens serão naturalmente possíveis e bem-vindas.

Testem e surpreendam-se.

Já agora, aqui vos deixo um vídeo de apresentação, de uma versão mais antiga pois a interface já foi actualizada a nível gráfico.

Vídeo de Apresentação

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Fátima Loureiro says:

    José
    Apresentas excelentes ferramentes que eu desconhecia… São, sem dúvida, recursos muito bons para os contéudos da disciplina de EVT….

    DEpois desta apresentação, comecei a fazer uso de algumas ferramentas, pois quis experimentar e aplicar em algumas situações.

    Parabéns pelo teu trabalho. Obrigada….

    Cumprimentos,
    Fátima Loureiro

    | Responder Publicado 7 years, 11 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Fátima,
      É bom o interesse demonstrado por ti e todos quantos querem efectivamente utilizar as ferramentas digitais em EVT. Ainda para mais, muito interessantes, motivadoras para os alunos e potenciadoras de novas e estimulantes aprendizagens.
      A lista de ferramentas e os respectivos manuais irão ser incluídos aqui no blog. Basta estares atenta e, se quiseres, na página de entrada do blog indicares o teu e-mail para poderes receber por mail as novidades.
      Bom trabalho.
      JAR

      | Responder Publicado 7 years, 11 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: