Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



MonkeyJam

No campo da Animação de Imagens, também conhecido no meio por Stop Motion, existem alguns softwares gratuitos interessantes. Um deles é o que aqui e agora apresentamos: o MonkeyJam.

MonkeyJam

Esta versão do MonkeyJam, a 3.0Beta_050529 é já bastante antiga uma vez que as actualizações do programa foram descontinuadas. No entanto, este software revela-se um dos mais interessantes para ser trabalhado em contexto de EVT. Permite, naturalmente, a captura de imagens em Stop Motion. Quer seja através de imagens de ficheiros previamente guardados numa pasta (com origem em câmaras fotográficas digitais ou digitalizações de desenhos) ou por captura directa.Para tal, basta uma câmara digital – fotográfica, de vídeo ou mesmo webcam, desde que, ligada ao computador, naturalmente.

Este programa é gratuito, extremamente leve, ocupando poucos recursos do computador e, com a vantagem de se visualizar o efeito da animação passo-a-passo. Resta ainda acrescentar que o programa tem todas as funções básicas e indispensáveis para se realizar uma boa animação, podendo-se, incluisivamente fazer a edição na pista de imagens e, caso se pretenda, incluir audio às animações. Tudo em layers. Ah, por falar nisso, podemos facilmente incluir animações com fundos pois a captura pode ser feita em transparência com o formato png. A exportação é simples e permite a posterior manipulação e edição de qualquer imagem pois o programa guarda, para além da animação exportada, todas as imagens que lhe deram origem.

De facto, sou fã e é mesmo recomendado.

Em EVT, apesar de ter a certeza absoluta que as explorações são imensas, numa indicação primária, apenas vou indicar a área de exploração da Animação, evidentemente, e o conteúdo Movimento. Mas, como vos digo, as explorações são com certeza muitas, muitas mais e mais amplas e diversificadasno contexto de EVT.

Resta deixar-vos aqui um pequeno vídeo tutorial e exemplo de como trabalhar no MonkeyJam. Bem, mas antes não posso deixar de referir que este software corre em Windows (no site dizem até à versão XP mas corre no meu Vista sem quaisquer problemas) e também pode correr em Linux (ver instruções no site). Quanto a Mac’s é que nada, infelizmente.

Vídeo Tutorial/Exemplificativo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: