Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Plastic Animation Paper

Como nesta noite do 1º dia de 2010 estamos numa onda de Animação, cá vai mais uma boa opção de software para Animação de Imagens: o Platic Animation Paper – ou PAP 4.0 como também é conhecido.

Plastic Animation Paper

Este software, disponível para sistemas operativos Windows e Linux (aguarda para breve versões para Mac OSX – PowerPC e INTEL) tem uma versão gratuita designada por Free. Aliás, o download que se pode realizar no site da empresa é sempre a versão Free que, depois de fechada a aplicação, pergunta se o utilizador pretende fazer o upgrade para a versão Home ou Pro. A diferença mais significativa reside na diversidade de ferramentas disponíveis. Enquanto que a versão Free tem as ferramentas básicas e indispensáveis, gradualmente, as versões Home e Pro são “artilhadas” com uma vasto leque de ferramentas de edição adicionais que, em EVT, não são de todo fundamentais.

Se descarregarem este software, irão poder constatar que a interface do mesmo é muito simplista. Com icones bem desenhados e uma utilização muito intuitiva, este programa permite realizar pequenas animações, segundo o princípio  do desenho animado, muito simples (ou mais complexas, dependendo do que quisermos). Neste caso, é em desenho animado digital.

A partir do site, temos uma descrição do software e uma razoável galeria de exemplos.

Em contexto de EVT, e nas nossas escolas, posso dizer-vos que este é um software extraordinário para se realizarem desenhos animados digitais – 2D, com recurso ao software, naturalmente e, aos Quadros Interactivos. Correndo a aplicação e desenhando no grande suporte que é o quadro, podem criar-se animações muito interessantes, dinâmicas e, quase que sinónimo de explicação e exploração em qualquer aula, em qualquer situação.

Caricato… é estar-me a lembrar daquela expressão: “Não percebeste? Queres que te faça um desenho?”… Pois com o PAP 4.0 podemos dizer: “Queres que te faça uma animação?”…

Excelente. Experimentem que não se vão arrepender.

Já agora, bom software para em EVT abordarem as áreas de exploração de Animação e Desenho e o conteúdo Movimento. Bem… depois, dependendo dos contextos, outros poderão ser trabalhados.


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Luiz Antonio says:

    Olá! Muito interessante, porém sem o manual não tem como fazer nada. Como adquirir o manual. Grato…

    | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá! Bom dia.
      Aqui no EVTdigital iremos fazer o manual e publicá-lo na secção Guias e Manuais do blog, tal como todos os outros manuais. Esteja atento à página P ou ao twitter @EVTdigital Todas as actualizações são lá informadas.
      De qualquer forma, pode sempre usar os tutoriais do Plastic Animation Paper a partir da página oficial e que também estamos a usar para fazer o manual para o EVTdigital.
      Esses tutoriais estão AQUI: http://plasticanimationpaper.dk/tuts/Tutorials.html

      Esperamos ter sido úteis.
      NOTA: mesmo em Inglês, se não dominar a língua, pode utilizar uma ferramenta de tradução como o google trsnalate. Não é o ideal, mas, ajuda.

      José Alberto Rodrigues

      | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
  2. José, gostaria de conseguir retirar este software para Animação de Imagens, da internet…Tentei mas não tive sucesso. Como é possível programa de animação Platic?

    | Responder Publicado 4 years, 3 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: