Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Workshop – EVTdigital

“Mais vale um pássaro na mão do que…”

Vocês sabem o resto do ditado, mas eu preferia dizer “Mais vale um bom tweet, porque depois, tudo aconteceu”!!!

E é verdade, tudo aconteceu. Há já alguns meses que eu e a minha colega e amiga Teresa Pombo mantemos contactos pelo twitter, mail, interactic, e outras redes sociais… Do desejo da Teresa e da minha vontade de colaborar com todos os que fazem da vida o leme “sempre a aprender”, ontem, dia 15 de Janeiro de 2010 constituiu-se para mim como uma data marcante. Foi a minha primeira sessão de apresentação (juntamente com a Teresa, e sobretudo graças a ela) do meu projecto EVTdigital e das Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT.

Proporcionou-se a minha ida a Lisboa e, com tempo disponível durante a tarde, dar um salto “à outra margem”, onde, na sede do Centro de Formação de Professores ALMADAFORMA pude apresentar com a Teresa muitas das ferramentas digitais que podem ser utilizadas em contexto específico das Artes Visuais, da EVT, da EV e da ET.

almadaforma

Das 16 às 19 horas tivemos uma sessão intensa de formação sobre muitas das ferramentas já aqui listadas no nosso Blog. Pena foi não termos tido muito tempo para explorar estas mesmas ferramentas mas, certamente que o “bichinho” ficou e, nas palavras da Teresa, “será semente” para ir dando corpo a este meu/nosso projecto e para que os colegas presentes no workshop vão passando palavra.

Pode ser que, em breve haja uma segunda sessão!!!

workshop almadaforma 15 jan 2010

Agora, só me resta agradecer imenso o convite da Teresa e o prazer que me deu conhecê-la pessoalmente bem como a profunda amabilidade e amizade com que fui recebido por todos. Também um cumprimento especial à Directora do Centro de Formação ALMADAFORMA que foi inexcedível em tudo e na sua simpatia!

Bem hajam, a todos. Obrigado @profteresa (afinal, afinal, foi assim que te conheci) 🙂

Já agora, podem ver a magnífica reportagem que a Teresa Pombo fez e publicou no seu Blog, AQUI.

Quero apenas deixar aqui mais uma nota: para todos os colegas que, nos seus Agrupamentos de Escolas queiram realizar um workshop de divulgação deste projecto, com apresentação de ferramentas e discussão sobre as mesmas, estarei disponível para fazê-lo. Naturalmente, como é claro, dentro das minha possibilidades e compromissos. Para tal, basta reunir um grupo de interessados, docentes de EVT, EV e ET entre 18 a 25 pessoas.

E vão acompanhando o EVTdigital pois em breve terão mais novidades.

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Teresa Pombo says:

    Eu… nós… é que agradecemos! Parabéns, uma vez mais, pelo excelente trabalho! Votos do maior sucesso!

    | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
    • * jarodrigues says:

      Esta é a parte que eu mais gosto do trabalho! Que é, por assim dizer, lançar as sementes e esperar que agora (e ao longo do tempo) possamos ver crescer os frutos. E o mais importante: a pequenada é que fica a ganhar. E nós, com o nosso trabalho reconhecido e gratificado. Como eu costumo dizer, ver o sorriso e a expressão “óhhhhhh, tá a mexer” de um aluno quando vê o resultado de uma animação que fez,… está ganho o processo educativo!

      | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
  2. * carla craveiro says:

    Não pude estra presente e gostaria de ter estado. Como posso ter acesso a essas ferramentas?Seria possivel uma visita à Escola Secundaria de Emídio Navarro, tb em Almada?Aguardo resposta.Cumprimentos

    | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Carla,
      Para ter acesso a todas estas ferramentas é muito simples: basta aceder ao blog https://evtdigital.wordpress.com
      Todas as ferramentas são gratuitas. Estão ou serão divulgadas (serão, pois ainda faltam muitas) e terão na secção guias e manuais documentos PDF com os manuais de todas as ferramentas.
      Sim, será possível uma visita à sua Escola. Como a deslocação será grande, talvez numa segunda sessão possamos juntar várias Escolas. Aliás, falando com o centro de formação AlmadaForma, até pode nascer a ideia de se realizar uma conferência, com workshops.
      Conferência de manhã e workshops de tarde… É um caso a pensar.
      Entretanto, também está a ser equacionada entre o AlmadaForma e a APEVT uma formação (ou mais) lá mais para a frente.
      Mas como lhe digo, as ferramentas são gratuitas. Basta navegar pelo Blog.
      Boas descobertas e vá aparecendo pois temos novidades com muita frequência.

      | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
  3. Olá José Alberto.

    Apesar de continuar a achar que o acesso a este teu trabalho poderia ser mais facilitado (online) , em termos de organização está excelente. Como sempre.

    Quando é merecido, é merecido.

    Parabéns.

    Leonor Cristin@ Santos

    | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
    • * jarodrigues says:

      Obrigado pelos Parabéns e contributo Leonor.
      Este espaço é muito específico e particular, enquanto que o conceito do agmpTIC é diferente, mais abrangente e global (na diversidade e especificidade de ferramentas). Só com tudo organizado seria possível.
      A divulgação deste espaço está a ser feita. Em menos de um mês já temos quase 4000 acessos. Falta maior disseminação. Quanto ao agempTIC, espero em breve fazer uma grande actualização lá. Já são muitas as ferramentas a divulgar.

      | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
  4. * AlmadaFORMA says:

    O Centro de Formação AlmadaFORMA vem por este meio agradecer aos colegas dinamizadores da Workshop ”Ferramentas Web 2.0 no ensino artístico”.

    A qualidade deste evento superou todas as expectativas, quer as nossas, enquanto Centro, quer a dos formandos, que entusiasticamente contactaram com as várias aplicações, LIVRES, apresentadas.

    MUITO OBRIGADO.

    AlmadaFORMA – Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Almada

    | Responder Publicado 7 years, 5 months ago
    • * jarodrigues says:

      Pessoalmente, agradeço ao AlmadaFORMA o convite formulado e a possibilidade (a primeira, registe-se) de divulgar e disseminar o meu projecto junto dos professores. O carinho, atenção e profissionalismo demonstrados foram fantásticos e propícios a futuras iniciativas nesta área. E um agradecimento especial à @profteresa (porque foi assim que a conheci e como tudo começou) que tornou este evento possível e, esperemos, “semente” para novos rumos!
      Obrigado e até breve.

      | Responder Publicado 7 years, 5 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: