Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Flying-Pig & Paper Toys

E qual é a novidade que vos trago hoje?

Paper Toys. Exactamente, brinquedos de papel. A magia dos brinquedos de papel. Anteriormente já vos dei aqui a conhecer um software que permite fazer este tipo de brinquedos e construções em papel. O que hoje vos apresento é o Flying-Pig.

Flying-Pig

Pois é, o site do “Porco-Voador” é uma autêntica pérola. Naturalmente que podem pensar (e com razão) que os paper toys têm muito de suporte papel. E é verdade. Mas, também muito necessário. Aliás, sempre defendi e continuo a defender que é com a utilização de diversos suportes ao ensino e aprendizagem da EVT que se propiciam aprendizagens mais significativas.

As construções que se podem fazer, a par dos famosos “Origami”, estimulam (e muito) a capacidade criativa, cognitiva e de concentração das crianças.

No site do Flying-Pig podem descobrir uma série de paper toys que são pagos. No entanto, existe uma pequena secção com exemplos (uns 4 ou 5) que podem ser descarregados livremente e construídos. Podem ser vistos e descarregados AQUI.

Alguns, para além de simples paper toys são também considerados mechanical toys ou automatas. Este tipo de definição corresponde a brinquedos/construções de papel que envolvem mecanismos. Ora… nem mais. Movimento é um dos conteúdos de EVT e Mecanismos uma área de exploração. Experimentem pois é fascinante este tipo de trabalho em contexto de EVT.

Para além dos que já vos foi transmitido, inclusivé o link onde podem descarregar alguns livremente, no site do Flying-Pig temos uma secção dedicada aos MECANISMOS. Aqui, podemos ver demonstrações de mecanismos, dos mais simples aos mais complexos, com exemplos animados do efeito que podem produzir. Uma autêntica maravilha e recurso fundamental para a EVT. Nessa secção têm três espaços: Motion, Mechanisms e Conpound Mechanisms. Basta carregar em cada link/secção e são apresentadas, dentro de cada uma, várias simulações. experimentem pois vale a pena. A partir daí… mãos à obra e cabeça a imaginar construções fantásticas em EVT.

E porque sei que esta é uma temática excepcional para se trabalhar em EVT, brevemente divulgarei aqui uma lista exaustiva, baseada em vários meses de pesquisa, com bastantes sítios da Internet que disponibilizam estes recursos gratuitamente para construirmos. E só algum tempo para organizar a informação. Desde monstros a câmaras fotográficas pinhole, passando por cartoons em paper toys, a lista é absolutamente fabulosa. Além disso, os indispensáveis paper toys considerados “Mechanical Toys” ou “Automatas” também estarão presentes na lista.

Aguardem então por um post intitulado “PAPER TOYS”.


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Ana Lagoa says:

    Antes de mais PARABÉNS.
    Sou prof. de EVT ( Freixo – ponte de Lima) e acabei de descobrir um autêntico tesouro. Pena que as aulas sejam tão poucas. Apetece experimentar tudo. Neste momento estamos (eu e o meu par) a desenvolver um projecto em EVT e AP abordando os mecanismos, movimento e energia e alguns dos sites indicados vão ser de grande ajuda. Fico contente por descobrir que existem profs inovadores, investigadores e sobretudo entusiastas. Agradeço também que estejam dispostos a partilhar.
    Adorei…. Vou ser visita assidua

    Obrigado
    Ana Lagoa

    | Responder Publicado 6 years, 10 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Colega Ana Lagoa,
      Agradeço os Parabéns, especialmente quando hoje o #EVTdigital celebra 1 mês de vida. É um bebé mas já com muitos acessos.
      Fico feliz porque as ferramentas lhe irão poder ser úteis. A si, ao seu colega e especialmente aos alunos, porque são eles os que mais ganham.
      Quanto a mecanismos, brevemente irei divulgar mais, em particular os que estão relacionados com paper toys, automatas e mechanical toys. O Flying-Pig foi apenas uma amostra. Para além de subscrever os blog (sei que já o fez, e ainda bem) pode subscrever o Twitter pois as actualizações de manuais não seguem por e-mail mas apenas twitter.
      Já agora, com a sua vontade e entusiasmo, há que experimentar algumas ferramentas. Há espaço para elas…
      Voltem sempre, todos os dias, quando quiserem. Para além da divulgação, há apoio, há feedback, há manuais…. há de tudo para se melhorar e inovarem as práticas educativas em EVT.
      Bem hajam e vão dando feedback daquilo que fizerem.
      Espero por vocês aqui.
      Bom trabalho e mantenham o entusiasmo.
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 10 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: