Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Make-a-Flake

Vamos fazer um Floco? (Flake)

Pois é! A tradução não nos remete de imediato para o que esta ferramenta, baseada no conceito Web 2.0 pode ser. O Make-a-Flake é uma pequena aplicação que corre na Web, directamente na página do browser (necessário ter o plugin Flash 6 instalado) e permite criar pequenas construções a partir de recortes.

Make-a-Flake

Quem não se lembra de já ter pagado numa folha de papel e a ter dobrado várias vezes para, depois, pegar numa tesoura e, em várias partes, fazer pequenos recortes com uma tesoura?

Pois é, o Make-a-Flake faz exactamente isso. Ironicamente costumo dizer que a grande vantagem desta ferramenta, em EVT, é os alunos não correrem riscos de se magoar com as tesouras pois estas são digitais!!!…

A interacção e trabalho nesta ferramenta é extremamente simples. Pegar na tesoura e, recortar, para depois ver o efeito final. E posso garantir-vos que há uma infinidade de criações a fazer. Basta estimular um pouco a capacidade criadora. E de facto, esta ferramenta permite aos alunos pensarem e imaginarem o que é que cada gesto, cada corte, vai proporcionar.

Em EVT, é uma excelente ferramenta para trabalharmos as área de exploração de Construções e os conteúdos Estrutura e Forma.

Podem ver mais abaixo um vídeo tutorial mas aconselho-vos a visitarem a página de um utilizador do Youtube que tem muitos vídeos de exemplo do que se pode fazer. A página é esta: http://www.youtube.com/user/scoutblack50 (ver os vídeos, quase 20, que têm o nome Make-a-Flake).

Vídeo Tutorial

Anúncios

%d bloggers like this: