Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



XtraNormal

O XtraNormal é uma ferramenta que, tal como indica no logótipo, transforma texto em filme. Esta ferramenta é bastante recente mas, tal como o Prezi, divulgado no post anterior, sofreu muitas alterações e novidades num curto período de tempo.

xtranormal

E como funciona esta ferramenta? De forma muito simples: depois de criada uma conta de utilizador (existe, naturalmente, a versão gratuita) o programa abre-se online. Aí, podemos escolher cenários e personagens e, da mesma lista, escolher as que falam Português, no nosso caso. Depois, podemos escolher tomadas de câmara, planos, expressões dos personagens, de entre outras funcionalidades. Ao escrevermos os diálogos, e depois de feito o “render” do filme, o programa converte o texto que escrevemos para voz/diálogos. Naturalmente que não é 100% eficaz, mas é bastante interessante o conceito, mesmo para ser usado em determinados contextos na disciplina de EVT. Note-se que é necessário algum treino para testar como o que é escrito aparece dito e falado pelos personagens através da sintetização de voz. No caso, se experimentarem em Inglês, ficam espantados com o excelente resultado.

Outra novidade desta ferramenta, tal como no Prezi, é a possibilidade de fazerem download e instalação da versão XtraNormal Download State

Esta versão permite trabalharmos offline as nossas animações/apresentações.

Já existe um manual desta ferramenta na secção guias e manuais deste blog.

Em EVT, podemos explorar as seguintes áreas e conteúdos: Comunicação, Espaço, Animação.

Deixo-vos aqui um pequenos vídeo tutorial.

ção
Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * livia says:

    Olá! Mas este programa não tem em português. Portanto eu escrevo em português mas a fala sai, erroneamente, em inglês, e ainda não publica senão a pagamento. Pode me dar algumas dicas a respeito? Obrigada

    | Responder Publicado 4 years, 2 months ago
    • * jarodrigues says:

      No XtraNormal existe a opção de personagens. Nesse caso, deve escolher uma das opções que tenham a designação “Portuguese” e que pode ser “male” (homem) ou “female” (mulher). A pronúncia, como pode testar, será em português. Infelizmente não tem é tantas opções como outras línguas, mas já existe, também, em português. Por defeito, aparece sempre Inglês (terá sempre que mudar).
      Quanto ao pagamento, esta ferramenta trabalha agora de forma diferente do que era quando foi aqui divulgada. Quando nos registamos temos um determinado número de créditos que dá para fazer algumas experiências e publicar algo simples. Antes era de utilização completamente gratuita e livre, sem limitações. Teremos sempre que adequar aquilo que pretendermos fazer (algo simples) mediante uma conta gratuita, sem termos que pagar extras.

      | Responder Publicado 4 years, 2 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: