Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



pCon.Planner

Lembram-se de vos falar aqui no EVTdigital de uma ferramenta Web 2.0 chamada floorplanner? Uma ferramenta que permitia criar plantas de casas e depois, à distância de um clique passá-las para 3D?

Pois bem, das últimas investigações feitas por mim, descobri mais 3 dessas ferramentas. Duas são software gratuito e uma outra baseada em Web 2.0 que corre directamente no browser da Internet, bastando a criação simples de um registo.

A que agora vos apresento, um software gratuito, chama-se pCon.Planner.

Este software permite criar plantas em 2D, naturalmente e, depois, passar as mesmas para 3D ao alcance de um botão. Este software tem uma interface muito interessante e o pacote de recursos é extremamente grande. Inclusivamente, podemos no sítio do pCon.Planner descarregar plantas e espaços já existentes e depois fazer as adaptações necessários. Mas, claro está, podemos criar tudo de raíz. Apesar de ser uma ferramenta usada até por arquitectos, pois permite construir com extrema facilidade e simplicidade, sendo gratuita, consegue-se um bom desempenho com os alunos do 5º e especialmente do 6º ano de escolaridade na disciplina de EVT. Todas as tarefas e funções são verdadeiramente intuitivas e simples, requerendo apenas algum tempo de exercício e treino.

A versão actual é a 6.2.1 e tem uma excepcional vantagem: tem interface em língua portuguesa. A desvantagem é apenas existir versão para Windows. Para já, Mac e Linux estão de fora…

Outra vantagem? Poder-se fazer a exportação dos projectos no formato DWG… Bom, não é?

Bem, em contexto de EVT temos aqui uma excelente  para abordagem dos conteúdos: Espaço, Estrutura, Forma, Material e Medida; e as áreas de exploração: Construções e Desenho.

E para finalizar, aqui vos deixo o já esperado vídeo tutorial 😉

pcon.Planner

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. Vou ter de estudar isto. Muito interessante para leccionar a casa e suas divisões na disciplina de Inglês. *****

    LC

    | Responder Publicado 7 years ago
    • * jarodrigues says:

      Olá!
      Excelente. Isto sim é que é maravilhoso. As ferramentas que selecciono para a minha área por diversas razões (integração curricular, nomeadamente) também servem para a tua Inglês… E de certeza servem mais… Do particular e contextual para o verdadeiro transversal! Ora com esta ferramenta, já imaginaste em torno da mesma um projecto de uma turma? Ainda bem que é mais uma que te vai dar jeito explorar.
      JAR

      | Responder Publicado 7 years ago
  2. * Pedro França says:

    Boas JAR

    uma ferramenta interessante e que pode fazer jeito para os meus alunos de multimédia

    como sempre estás em cima do acontecimento

    | Responder Publicado 7 years ago
    • * jarodrigues says:

      Excelente Pedro!
      Depois dá-me feedback. Ainda agora uma colega comentou dizendo que será útil para explorar em Inglês para leccionar a casa e as suas divisões!…
      Afinal até é uma ferramenta transversal!
      Não te esqueças de depois me dizeres como se portaram com ela.
      Abraço Pedro.
      JAR

      | Responder Publicado 7 years ago
  3. Bom dia!

    Sou o responsável pela EasternGraphics para o sul da Europa.

    Fiquei muito contente em saber que o nosso programa poderà ser util tambèm aos estudantes do ensino básico e secundário.

    Tem a nossa disponibilidade se podermos ajudar de alguma forma no utilizo do software nas vossas actividades curriculares.

    Com os melhores cumprimentos,
    Miguel Oliveira

    | Responder Publicado 7 years ago
    • * jarodrigues says:

      Bom dia estimado Miguel Oliveira,
      Em primeiro lugar, peço-lhe desculpa por só agora responder ao seu comentário. Muitos afazeres nesta época do ano impediram-me de lhe responder mais cedo.

      Agradeço-lhe imenso, pessoalmente, e à EasternGraphics por estarem atentas e terem descoberto a divulgação desta vossa ferramenta no meu blog de apoio e disseminação do meu estudo de doutoramento. De facto, apenas há pouco tempo descobri esta pequena maravilha chamada pCon.Planner. E, como reparou pelos comentários as aplicações são imensas. No caso concreto da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) abordamos conteúdos como Espaço e Medida que podem ser muito bem explorados com esta ferramenta. Aliás, os conceitos de bi e tridimensionalidade tornam-se muito fáceis quando trabalhados com este software. Mas… as aplicações e explorações não se resumem a isso. Haja criatividade para muito mais.
      Agradeço a vossa disponibilidade e amabilidade em colaborarem comigo. Já sabem que, ao longo dos próximos 2 anos poderão ir espreitando aqui o blog do EVTdigital para ver como as pessoas utilizam esta ferramenta.

      Uma vez que demonstraram essa disponibilidade, e como a equipa que comigo trabalha neste projecto do EVTdigital tem que realizar manuais breves e simples, adaptados a professores e alunos para EVT, seria possível o Miguel Oliveira conceder-me autorização para adaptar e simplificar o manual em Português que está no vosso site? A adaptação, naturalmente, passaria por alterar um pouco o texto (sem o deturpar), reduzir o tamanho e abordar as principais funcionalidades, podendo utilizar as imagens já existentes. E, claro, seria mencionado na segunda página do Manual a autorização concedida pela EasternGraphics e o agradecimento pela colaboração. Seria esta situação possível?

      Desde já o meu muito obrigado pelo contributo e aguardo a vossa resposta/colaboração.

      Até Breve.

      José Alberto Rodrigues
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 12 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: