Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Onde esteve o EVTdigital… (e onde irá estar)

Ao longo dos últimos meses, o trabalho foi de tal maneira árduo que estive quase 2 meses sem publicar aqui no EVTdigital novos posts com novas ferramentas. Apenas foram sendo adicionados novos manuais na secção “Guias e Manuais”.

No entanto, o EVTdigital foi disseminando o seu estudo por algumas escolas e esteve presente em alguns encontros, workshops e conferências. Como também é nosso dever essa divulgação, aqui fica o registo.

No dia 26 de Fevereiro estivemos a realizar uma palestra/oficina do EVTdigital na EBI de São João de Loure – Aveiro, integrada na Semana Digital dessa Escola. Foi um convite do colega e amigo Tomás Martins.

Nos dias 15 e 16 de Abril estive, a convite do José Paulo Santos, da Promethean, na Exponor na Feira qualific@ 2010 a apresentar alguns softwares e outras ferramentas Web 2.0 para exploração em Quadros Interactivos. Focalizei especialmente algumas ferramentas de Desenho, Pintura e Animação. Aqui fica também uma imagem depois de terminada a sessão com a colega Cornélia.

A 21 de Abril estive, a convite do Tiago Carvalho (autor do Geométricas e colega e amigo que está comigo a colaborar neste estudo) na Escola EB 2,3 João Afonso em Aveiro. Numa sessão bastante participada e, como sempre, com a presença de colegas que nem eram de EVT mas encontram em algumas destas ferramentas uma mais valia para as suas áreas disciplinares.

Entre 28 e 30 de Abril estivemos no Congresso de Educação Artística e Educação Tecnológica no Funchal – Madeira, promovido pela APEVT Madeira e que se realizou na Escola Dr. Horácio bento Gouveia. O EVTdigital esteve presente a dinamizar um workshop no dia 28.

No dia 3 de Maio foi a vez de estarmos com o EVTdigital num Workshop realizado na Escola EB 2,3 de Fajões – Oliveira de Azeméis, aconvite do colega e amigo Carlos Vaz, numa actividade integrada no Think | 2010.

Ainda nesse semana estivemos entre os dias 7 e 9 de Maio em Óbidos no Encontro “As Artes na Educação” promovido pela APECV e pela ANAE. Neste caso, apresentamos uma comunicação na sessão plenária de dia 7 de Maio e no dia 8 dinamizamos um workshop onde tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas da DGIDC que trabalham na Escola Móvel e para quem algumas destas ferramentas foram importantes. refiro à colegas Marta Ornelas e Teresa Marques. Aqui ficam as imagens…

A 14 de Maio dinamizámos um Workshop intitulado “Produção de Conteúdos Digitais para as Artes utilizando Ferramentas Web 2.0 e Software Livre/Gratuito” integrado na 1ª Jornada de Conteúdos Digitais em Educação promovido pela Universidade do Minho. Infelizmente, deste evento, não temos nenhuma fotografia para vos deixar uma pequena nota em imagens. Mas posso dizer-vos que foi “sala cheia” e colegas muito dinâmicos…

No dia 28 de Maio, a convite do colega Henrique Faria e onde lecciona a minha colega e amiga Margarida Marques, estive a dinamizar um workshop do EVTdigital para os colegas dessa Escola, actividade integrada numa Semana Digital. Pois… falta nomear a escola: Escola EB 2,3 D. Maria II em Famalicão.

No dia 11 de Junho estivemos presentes na Conferência Internacional de Educação de Aveiro, promovida pela ACEAV, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro onde apresentámos e demonstrámos algumas ferramentas digitais com Quadros Interactivos Promethean.

Finalmente, resta-nos referir que já quase em período de férias, iremos estar em Avanca entre os dias 28 e 30 de Julho, na Conferência Internacional de Cinema: Arte, Tecnologia e Comunicação onde apresentaremos uma comunicação decorrente dos estudos do EVTdigital, neste caso específico abordando apenas ferramentas digitais para Animação de Imagens na Escola. A comunicação tem o seguinte título: Animated Movies in Schools: the support of digital tools in the didactics of moving images.


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * MVIla says:

    Só em jeito de desabafo…..
    ainda não tinha elaborado qualquer tipo de comentário, contudo hoje, depois de receber uma dúzia de e-mails com novas ferramentas propostas pelo EVT digital, fiquei deveras entusismado. Os manuais escolares já carecem de contemporaneidade e alguns sites e blogs têm sido os responsáveis pelas novas temáticas e ferramentas que acompanham a evolução da linguagem visual e técnica. A esses deveria ser concedido feedback por parte do Ministério, uma vez que gratuitamente produzem tais elementos que permitem evoluir nesta sociedade de constante evolução, principalmente a nível da comunicação visual e respectivas tecnologias aplicadas.
    Em conjunto com o anterior site de Tiago – Geometricas _, este EVT DIGITAL tem levantado a moral para pesquisar e produzir novas “armas” pedagógicas. De lamentar que a maioria das escolas ainda não disponha de bom material, a nível informático.
    Obrigado por estas lufadas.

    | Responder Publicado 13 years, 10 months ago
    • * jarodrigues says:

      Viva Marco,
      Não tem que agradecer o contributo que o EVTdigital tem prestado. Propusemo-nos a isso e temos cumprido. A divulgação das ferramentas e os já mais de 110 manuais são de facto um bom referencial. Assim, acreditamos que teremos armas suficientes para uma nova abordagem ao currículo, mais actual.
      Essa é a lufada que queremos transmitir…
      Pois,… quanto aos manuais de EVT… “já se foram” e não são obrigatórios por isso, temos que criar outros mecanismos como estes. Espero, de facto, que as propostas que temos vindo a apresentar sejam reconhecidas por entidades superiores como algo importante e fundamental.
      E não se esqueça… este mês surgiram mais novidades para uma melhor organização (e atempada) do próximo ano lectivo.
      Será também pedida a colaboração dos colegas, lá para Setembro. Esteja atento.
      Abraço

      José Alberto Rodrigues
      JAR

      | Responder Publicado 13 years, 9 months ago


Deixe um comentário