Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



JLipSync

Quem se lembra daquele software livre que divulguei aqui no EVTdigital e que se chamava PAPAGAYO?

Recordam-se da função do mesmo? Para que servia?

Pois bem, aos mais atentos não escapará, de certo! O Papagayo é um software de Lip Sync. Ou seja, para quem conhece e trabalha com animação de imagens sabe perfeitamente que o Lip Sync é uma das coisas mais importantes. Não é nada mais, nada menos que a sincronização das expressões labiais de um personagem com aquilo que se ouve. De facto, estarmos a ouvir a palavra “cebolas” e percebermos nas expressão labial do personagem a expressão “batatas”!

Para além do Papagayo, existem mais dois softwares para Lip Sync. O que agora vos apresento chama-se JLipSync e foi criado por David Lamhauge. Infelizmente, o site do autor tem estado indisponível – http://jlipsync.lamhauge.dk/

É um software livre que corre em Java Player e tem as mesmas funções e funcionalidades do Papagayo e um outro que irei divulgar posteriormente chamado Flash Lip Sync. Pode-se correr um ficheiro audio e, posteriormente, ir realizando a sincronização labial.

Pena é, de facto, que o site do autor esteja indisponível pois inclusivamente dispunha de um manual em Inglês. O manual em Português, em breve será realizado pelo EVTdigital e aqui publicado.

De qualquer forma, para confirmarem as suas potencialidades e funcionalidades, aqui deixo um pequeno tutorial vídeo em Inglês.

Boas animações e, em EVT, explorações nas áreas de: Comunicação, Movimento, Animação.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: