Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Muvizu

Como alguns de vocês sabem, uma das minhas paixões é o Cinema de Animação…

E isto proporciona-se uma vez que já devem ter reparado na quantidade de ferramentas digitais que aqui tenho divulgadas para a animação de imagens. A par disso, e fruto de estar atento a tudo o que sai e é desenvolvido de novo na Internet, fui dos primeiros a registar-me e a utilizar e divulgar uma ferramenta chamada XtraNormal. Já foi aqui divulgada e tem manual. Em pouco mais de um ano, o XtraNormal teve um crescimento fantástico, disponibilizando mesmo uma ferramenta offline chamada State. Mas… a conta gratuita para esta ferramenta é limitada.

Nas minhas pesquisas recentes, acabei por encontrar uma ferramenta (software gratuito) absolutamente extraordinária para animação em 3D. Com um leque enorme de possibilidades… Bem,uma coisa espantosa!…

Esse software gratuito, com site, fórum, blog, etc… chama-se MUVIZU e aconselho todos os colegas de EVT e mesmo de outras disciplinas para realizarem com este software vários filmes e articularem projectos pois vale mesmo a pena.

O download está disponível no site desta comunidade mas, alerto desde já que o ficheiro para download tem cerca de 478 MB e apenas está disponível para sistemas operativos Windows. Mais, convém terem um bom computador, com boa memória RAM, placa gráfica e, não esquecer que precisam de 2,3 GB de espaço em disco.

Não obstante tudo isto… repito. Vale mesmo a pena explorar este software e pertencer a esta comunidade. E vamos lá ver se sou um dos pioneiros na divulgação desta ferramenta pelos professores portugueses!

Em contexto de EVT, apesar de explorações diversas poderem ser feitas, essencialmente podemos abordar os seguintes conteúdos e áreas de exploração da disciplina: Comunicação, Espaço, Forma, Movimento, Animação, Construções.

Deixo-vos aqui dois vídeos. Um com um filme realizado com esta ferramenta (vejam a qualidade) e outro que é um dos primeiros vídeos tutoriais dos muitos que estão disponíveis no site do Muvizu, AQUI.

Comecem a pensar nos projectos e, Divirtam-se!!!… Com muita Animação!


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * aparecido says:

    Eu achei o muvizu muito bom, só que estou começando agora queria saber aonde arrumar umas vídeo aulas em português.

    | Responder Publicado 6 years ago
    • * jarodrigues says:

      Olá
      Os seus vídeos podem ser guardados e depois publicados no youtube, víneo ou outro serviço idêntico.
      Depois é só indicar aos alunos onde ir ver as video aulas.
      De facto o muvizu é uma ferramenta fabulosa e, ainda melhor, gratuita.
      JAR

      | Responder Publicado 6 years ago
  2. * aparecido says:

    Não estou conseguindo instalar o muvizu no XP. Na verdade ele instala só que quando vou abrir o programa, ele dar erro. Tem como vc postar como instalar o muvizu.

    | Responder Publicado 6 years ago
    • * jarodrigues says:

      Olá,
      Eu tenho instalado no Windows Vista e não tive quaisquer problemas. Instalação normal, passo a passo e corre perfeitamente.
      No entanto, há que ver com cuidado as configurações da sua máquina. De facto, ele deve correr em XP ou versão posterior mas necessita de bastantes recursos de memória. Não é um software lá “muito levezinho”.
      Não esquecer também que necessita ter instalado no seu computador o Direct X 9 ou superior e ainda o .NET Framework versão 2 ou superior. Sem isto o programa não corre direito.
      Veja esta página http://www.muvizu.com/Download/
      Depois, descarregue e instale o Direct X e o NET Framework e veja se já corre o programa.
      Se mesmo assim não conseguir arrancar o programa e trabalhar com ele, o problema deverá ser mesmo a placa gráfica que não suporta o programa e aí, nada a fazer.
      Espero ter ajudado.
      JAR

      | Responder Publicado 6 years ago
  3. * Natã says:

    Eu instalei o MUVIZU,mais eu tenho o mesmo problema! Quando ele vai entrar,dá erro,e quando eu clico em OK, o programa fecha automaticamente…Me ajuda por favor.Eu preciso deste programa! Já fiz tudo.Instalei putros programas,procurei em sites,mais nada adianta! Me ajude! Obrigado

    | Responder Publicado 5 years, 12 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá,
      Tal como já referi noutros espaços, esse problema pode acontecer por vários motivos. Um deles é o computador não ter memória suficiente ou a placa gráfica não permitir um bom desempenho.
      Nesta página tem as configurações necessárias: http://www.muvizu.com/Download/
      Não esquecer que tem que ter instalado o DirectX e o .NET Framework no computador.
      O mais certo é mesmo a sua placa gráfica não suportar o programa.
      Pode ver aqui esse tópico: http://www.muvizu.com/Forum/topic471-muvizu-crashes-on-startup.aspx
      Aliás, se espreitar os fóruns de apoio do Muvizu o que lá se diz é isso mesmo.
      Espero ter ajudado embora, possivelmente não se resolva o problema facilmente.
      JAR

      | Responder Publicado 5 years, 12 months ago
  4. * Anonimo says:

    Onde eu baixo o esse programa, o net.framework? Eu procurei no google, mas todos os links estão quebrados. Me ajude, por favor.

    | Responder Publicado 5 years, 11 months ago
  5. * Gustavo says:

    Olá, eu baixei o programa e agora estou procurando um manual em português, alguém sabe onde posso conseguir este manual?
    valeu

    | Responder Publicado 5 years, 1 month ago


Deixe uma Resposta

