Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Formatpixel

Se há ferramentas que me criam alguma angústia, esta é, sem dúvida, uma delas.

Porque? Porque é muito boa mas pode ser, ao mesmo tempo, muito limitada. Isto porque o registo numa conta gratuita apenas nos permite aceder ao plano chamado “Vanilla” (Baunilha) o que nos dá, apenas e só, 512 Kb de espaço!!!… Sim, não me enganei: 512 Kb… metade de um simples Mb…

Chama-se Formatpixel, mas, pelas suas excepcionais funcionalidades, aqui está!

Mas, não pensem que as contas pagas dão muito mais. Infelizmente, nem por isso.

Mas vamos à versão gratuita. O registo no Formatpixel é muito simples e permite-nos aceder a uma conta com 512Kb de espaço e apenas 1 projecto. Ou seja, não podemos exportá-lo mas podemos facilmente guardá-lo no nosso computador. Sempre que quisermos fazer um projecto novo, teremos que eliminar o antigo ou fazer a partir desse.

As contas mais caras, como exemplo a “Chocolate” apenas nos dá a hipótese de 40 Mb de espaço e gerir 20 projectos. A mais barata, que custa umas 3£ (GBP) ano dá-nos hipótese de gerir 5 projectos e apenas 5 Mb.

Mas porque é que esta ferramenta, com estas limitações é tão importante?

Pois bem, porque é uma ferramenta de design, de paginação e edição multimédia. Sim, também lhe podemos incluir vídeos do Youtube, bastando colocar lá o link, sem que isso vá acarretar mais espaço ocupado no nosso espaço. Esse, só fica “carregado” com as nossas imagens as quais devemos ter atenção em formatar antes de enviar.

O não permitir Exportar não nos facilita a visualização offline e guardar o trabalho no disco. No entanto, permite a sua publicação online, através da partilha e do código a embutir em qualquer espaço. A partir daí, e antes de iniciarmos novo projecto, podemos imprimir um pdf com a nossa publicação.

Bem, mas para que serve? O Formatpixel serve para realizarmos vários tipos de paginação. Pequenos livros, brochuras, folhetos, catálogos, etc, etc, etc… Não necessitámos de instalar nada, tudo corre no nosso browser da Internet e a utilização das ferramentas de edição é extremamente simples e intuitiva, visualizando-se de imediato os resultados e qualquer alteração que possamos fazer.

Para uma melhor gestão de projectos,… acaba por ser relativamente simples: como os nossos pequenos alunos já sabem e dizem, se não quiserem destruir um projecto para começar outro… nas palavras deles… “óh professor, criamos outro e-mail e outra conta com esse email e já está!…”.

O que é verdade 😉

Em EVT podemos explorar os seguintes conteúdos e áreas: Comunicação, Espaço, Estrutura, Forma, Medida, Impressão.

Aqui vos deixo um pequeno vídeo tutorial, o único que encontrei no Youtube, e a correr numa versão mais simplificada e antiga desta ferramenta. Actualmente tem mais funcionalidades.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: