Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



9 meses do EVTdigital

Pois é! O EVTdigital faz hoje 9 meses. Foi precisamente no dia 25 de Dezembro de 2009, há 9 meses atrás que decidi criar este espaço de partilha, divulgação e disseminação das ferramentas digitais em EVT.

Deixo-vos aqui algumas linhas que considero úteis nesta fase de desenvolvimento do estudo.

EVTdigital (uma síntese de 9 meses)

O EVTdigital surgiu da necessidade de não deixar fechado este projecto, este estudo. Assim, decorrente das primeiras sessões de trabalho que tive com o grupo de colaboradores que comigo trabalharam (e num número significativo continuarão, seguramente, a trabalhar) decidi disseminar esta investigação a partir deste espaço. Um espaço que tem como princípio divulgar ferramentas digitais para a disciplina de EVT (e são cerca de 300), de disponibilizar esse “repositório” e, fundamentalmente, criar com a minha equipa manuais de apoio de cada uma dessas ferramentas. Neste momento estamos em cerca de 160. No final do estudo teremos todos os manuais prontos. de qualquer forma, os que já estão prontos estão disponíveis para os professores e alunos. Podem ser descarregados livremente e adaptados da forma que acharem mais conveniente uma vez que têm licença Creative Commons.

Actualmente ainda faltam divulgar bastantes ferramentas no EVTdigital Vamos fazendo isso por fases para não sobrecarregar os utilizadores do blogue com informação. Todos os que estão registados no EVTdigital e o seguem recebem e-mails a cada novo post. Quanto aos manuais, podem sempre acompanhar o twitter do @EVTdigital e a minha conta pessoal do Facebook (pesquisem por José Alberto Rodrigues).

O EVTdigital é ainda espaço para comentários e respostas a todos os utilizadores.

E quero desde já salientar o contacto feito por algumas pessoas atentas, altos responsáveis pelo desenvolvimento de algumas ferramentas digitais, quer pelos parabéns pelo trabalho desenvolvido, da divulgação das suas ferramentas gratuitas como o representante da pConn.Planner no Sul da Europa e, num último caso a semana passada, de Andraz Logar, CEO da ThirdFrameStudios que pediu para utilizarem o manual do StripGenerator que fizemos para o traduzirem para Inglês.

Quanto a acessos ao EVTdigital, este mês, coincidente com a abertura de novo ano escolar tem sido fantástico. Já vamos a caminho dos 5.000 acessos só neste mês e, em 9 meses estamos com cerca de 28.500 acessos. Uma marca que supera todas as minhas melhores expectativas. Aliás, este mês teve sempre mais de 100 acessos por dia e, em alguns dias ultrapassou mesmo a barreira dos 200 e aproximando-se dos 300!… Obrigado a todos os que nos visitam e do que podemos proporcionar com o EVTdigital. É também notória a visita de muitos utilizadores do lado de lá do Atlântico, especialmente do Brasil. Aliás, através do twitter descobri um utilizador no Brasil que, após descobrir este espaço comentou na sua conta que tinha “descoberto uma mina de ouro”!

Quanto a novos rumos, o EVTdigital continuará a publicação/divulgação das restantes ferramentas listadas e em falta na divulgação neste espaço. Os manuais serão também publicados à medida que forem ficando prontos. No espaço de publicações divulgaremos as publicações de artigos e comunicações realizadas, para além das visitas às Escolas que queiram ter uma divulgação do EVTdigital (em colaboração com a APEVT).

Mas… (há sempre um mas…)

Tenho pena que a chamada de novos colaboradores ao EVTdigital apenas tenha trazido uma nova pessoa à equipa de colaboradores. Defraudou todas as minhas expectativas mas… nunca desistir.

Por isso, SUBLINHO aqui o empenho, dedicação e porque não, valentia, quase 15 pessoas que fizeram parte do 1º grupo de colaboradores e que agora vão continuar, já em Outubro uma nova fase.

E, a nova fase de trabalho será seleccionar e aplicar um conjunto de ferramentas digitais em EVT nas Unidades de Trabalho que desenvolvam nas escolas, com os alunos. Esta aplicação dar-me -á resultados muito importantes para a argumentação final da tese que defendo e, naturalmente, os trabalhos realizados serão aqui expostos. Mas, como é impossível trabalharmos durante um ano lectivo com 300 ferramentas digitais diferentes (mesmo que fosse com uma equipa 100 ou 150 professores seria difícil), outro trabalho a realizar com esta equipa de colaboradores é a avaliação, a partir de grelhas adaptadas para o efeito, das ferramentas digitais listadas. Isso fará com que consiga obter uma lista com as ferramentas digitais mais ou menos importantes em EVT e em que contextos de utilização elas podem ser usadas.

Bem, resta-me terminar com o agradecimento a todos os que, com carinho e dedicação têm ajudado a divulgar e animar o EVTdigital. Acredito que mais cedo do que tarde teremos o EVTdigital não como um espaço de divulgação e partilha mas como ferramenta que pode ser colaborativa para as boas práticas em EVT com recurso às TIC.

E nunca se esqueçam que, se se perguntarem onde poderei encontrar uma determinada ferramenta digital e/ou o seu manual para utilizar em contexto de EVT, acabarão por dizer: EVTdigital. Aliás, começa a ser interessante ouvir: “vai ao EVTdigital”!…

Um bom ano lectivo 2010/2011 e voltem sempre ao EVTdigital.

José Alberto Rodrigues

EVTdigital


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Joana Alves dos Santos says:

    Olá Professor,

    Continuo a ir espreitando o seu trabalho mesmo a 17000 km de casa. Muitos parabéns! Aqui o problema é mesmo a escolha…
    Enfim, escrevo-lhe para ver se me pode dar uma ajudinha de quem sabe muito de software livre. Existe algum bom e fiável para construção de horários cujas variáveis sejam professores, turmas, disciplinas e salas disponíveis? Dava-me mesmo muito jeito saber!
    Se se lembrar de algo, por favor, apite!

    Um bem haja vindo de Timor.
    Joana

    | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Joana!
      Obrigado por continuar a acompanhar o meu trabalho e pelos parabéns endereçados. É sempre bom saber que alguém que conhecemos acompanha o nosso trabalho mesmo a 17000 Km. Pelo menos a Internet torna tudo mais próximo.
      Sei também que aí por Timor, estas ferramentas não podem ser muito utilizadas, num sítio onde, como o Xai e Pló me disseram, uma ardósia é quase uma “nova tecnologia”.
      Mas dentro das limitações, espero que o seu trabalho aí por Timor esteja a ser bom, crescendo a nível pessoal e profissional.
      Quanto ao que me pergunta:

      – Existe um software para realizar horários, sim senhor. Aliás, há vários mas quase todos pagos e sem versão de demonstração. No entanto temos um que é muito utilizado e cheguei a usar. Não é livre mas tem uma versão Trial que não tem tempo limite de utilização. Portanto, pode utilizá-lo indefinidamente no tempo. As únicas limitações é que não pode exportar os horários para html ou excel. As impressões na versão Trial aparecem com uma marca de água (o que também não é de todo relevante e preocupante).
      É para mim a melhor opção e tem as variáveis todas que pede. No site vai reparar que há também versão em Português.

      O software chama-se aSc TimeTables. Pode ver aqui: http://www.asctimetables.com/timetables_en.html

      Tudo de bom para a Joana e vá dando notícias, mesmo que por aqui, pelo EVTdigital.

      Abraço de Portugal

      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 2 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: