Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



EVTdigital e as Metas de Aprendizagem da EVT (breve análise)

Como já muitas pessoas (e em especial os utilizadores do EVTdigital) devem saber, foram publicadas as Metas de Aprendizagem.

No caso particular, incidimos a nossa análise, ainda que breve, nas Metas de Aprendizagem para a Educação Visual e Tecnológica.

Esta breve análise apenas se centrou na questão da referência (ou não) das TIC e das Ferramentas Digitais na disciplina de EVT. Não substituindo o currículo e o programa específico da disciplina (essa nota é bem expressa e vincada) que data de 1991, estabelece as metas de aprendizagem para a EVT. Não colocando em questão outros pontos positivos/negativos possíveis de apontar, apenas queremos deixar aqui o apontamento importante para o seguinte:

– No Domínio “Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação”, sub-domínio “Comunicação Visual e Processo Tecnológico – Conceitos, Princípios e Operadores Tecnológicos”, para a Meta Final 8 estabelece-se que “O aluno utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (ambientes digitais) para criar produtos gráficos estáticos e/ou dinâmicos”.

Ora, esta é uma perspectiva interessante. Poderemos assumir que há uma abertura para numa possível revisão curricular assumirmos, tal como aqui já se antevê, uma utilização das TIC em EVT já não só e apenas com um cariz transversal e generalista mas, na utilização de “ambientes digitais” para a produção/realização de produtos de aprendizagem decorrente da EVT, dos seus conteúdos e áreas de exploração, quer integrados em projectos e noutros contextos. Acho feliz a escolha do termo “ambiente digitais”. Poderíamos referir  ferramentas digitais, também, mas ambientes digitais cria uma perspectiva mais holística. Apesar do termos ambientes ter que ser bem explicado pois seguramente muitos docentes de EVT não perceberão o alcance da terminologia adequado, muito por falta de informação/formação na área das TIC.

Depois, estabelecem-se 6 metas intermédias até ao 6º ano de escolaridade. Apesar de se poderem tornar confusas para muitos professores, considero-as coerentes. No entanto, na minha análise, considero que a redução para 4 metas intermédias era perfeitamente possível.

O que considero mais fundamental nestas metas intermédias é a articulação entre os métodos convencionais (e ferramentas tradicionais) e as ferramentas digitais.

Menos positiva (e muito limitadora) é a referência à utilização de “ferramentas disponíveis no software”. Seria difícil confundir mais os docentes!… Depois, e considerando que uma grande parte dos professores tem dificuldade no domínio das ferramentas digitais e desta terminologia específica, apresentam exemplos entre parentesis. De certeza que muitos professores foram pesquisar o que era o GIMP (por desconhecerem) ou o Impress…

Eu pergunto: para quê estes exemplos? Aqui no EVTdigital temos listadas cerca de 300 ferramentas digitais possiveis de ser aplicadas em contexto de EVT. Sim, 300!

Não seria mais importante indicar ” a utilização de ferramentas digitais baseadas na Web 2.0 e em software livre ou gratuito”? É que se os colegas de EVT não sabem o que é o GIMP, pesquisam e encontram… Mas ficam limitados a essa referência. No caso, era preferível os docentes pesquisarem sobre ferramentas web 2.0 para EVT. Aí, de certeza que uma pesquisa num motor de busca indexaria muitas referências para além de 3, 4 ou 5 exemplos. Aliás, basta fazerem isso e muitos resultados da pesquisa que por exemplo o Google devolve acabam por ser para o EVTdigital. E este espaço serve para isso mesmo: para ajudar os docentes nessa pesquisa e selecção.

Bem… mas eu disse que isto era uma breve análise. E por aqui termino. No sentido positivo e com críticas construtivas para que talvez este post chega a alguém de direito que possa reflectir e mesmo discutir isto.

Termino deixando-vos a transcrição do domínio, sub-domínio, meta final e metas intermédias às quais dediquei estas linhas. Aqui fica, mais abaixo.

José Alberto Rodrigues

Domínio: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação

Subdomínio: Comunicação Visual & Processo Tec. – Conceitos, Princípios e Op. Tec.

Meta Final 8 ) O aluno utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (ambientes digitais) para criar produtos gráficos estáticos e/ou dinâmicos
Metas intermédias até ao 6.º Ano
  • O aluno identifica as vantagens e desvantagens de trabalhar num ambiente digital (ex: possibilidade infinita de edição, ocupação de espaço/ impossibilidade de contacto directo com materiais e instrumentos, alteração da relação gesto-registo (gráfico).
  • O aluno identifica as diferenças entre as dimensões do trabalho em ecrã e a dimensão “real” do trabalho impresso ou projectado.
  • O aluno aplica cores, cria formas, composições e sequências de imagens estáticas ou/e dinâmicas, utilizando as “ferramentas” disponíveis no software. (ex: Paint, GIMP, Power Point, Impress, etc.).
  • O aluno selecciona e digitaliza imagens (com scanner ou fotografia digital) para posterior edição digital.
  • O aluno realiza trabalhos, interligando, no processo de produção, meios técnicos “convencionais” com meios digitais.
  • O aluno utiliza meios digitais para consulta, selecção e recolha de informação adequada ao desenvolvimento do seu trabalho.

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Teresa Pombo says:

    Excelente e cuidada análise que eu gostaria de ver noutros blogues de áreas específicas.

    | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
    • * jarodrigues says:

      Teresa, muito obrigado pelo teu comentário e elogio ao meu post.
      Também concordo contigo. Todos nós que dinamizamos blogues e sentimos ter alguma responsabilidade (e quiçá visibilidade) temos um certo dever em tomar posição sobre matérias relevantes.
      Uma parte, pelo menos, está feita e aqui publicada.
      De qualquer forma, a outra parte, naturalmente que será numa perspectiva mais global no que toca a posição noutro prisma, no caso associativo e que está a ser preparada.
      Porque é na construção colectiva, na critica construtiva que todos podemos melhorar.
      (Desculpa só agora responder. O ENJIE 2010 ocupou completamente sexta e sábado)
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
  2. * Ana Lagoa says:

    Olá
    Quando as metas foram publicadas estive para te enviar um email para tentar saber a tua opinião. Não o fiz por pensar que estavas demasiado ocupado. Afinal aqui está a tua primeira análise. Espero que faças outras,mais profundas e as partilhes. Para mim, as metas foram uma agradável surpresa e confesso que pensei em ti e no EVT digital quando li a meta a que te referes especificamente.
    Foi uma das que me chamou à atenção. Agradou-me também o facto de articularem e relacionarem a educação visual e a tecnológica e que os dominios sejam os da educação artística. Para mim, pessoalmente, e no contexto em que estou a trabalhar é uma vitória, pois as metas vêm de encontro ao que eu defendo que deve ser a disciplina de EVT.
    Por hoje fico-me por aqui, sem no entanto deixar de te dar os parabens pelo trabalho desenvolvido e desejando que o continues a partilhar

    Ana

    | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Ana,
      De facto não poderia ficar indiferente e, naturalmente, com alguma responsabilidade e dever, comentar.
      Neste espaço apenas comentei a meta 8, no fundo, aquela que tem uma relevância extrema para este trabalho de investigação que desenvolvo.
      De qualquer forma, podes ir acompanhando o site da APEVT pois é lá que será publicado um parecer crítico e construtivo sobre as Metas de Aprendizagem da EVT. Talvez ainda durante este mês. Não será parecer pessoal mas sim institucional enquanto associação,mas terá certamente a sua importância.
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
  3. * Luis Machado says:

    Concordo com este ponto de vista e acrescentaria que ao fazer uma leitura comparada das metas com os conteúdos do programa de EVT ficamos com a noção de uma redução dos conteúdos o que para mim faz sentido se quisermos trabalhar com competências.
    Poderíamos, assim, fazer uma distinção entre conteúdos nucleares e conteúdos complementares, sendo os primeiros aqueles cuja mobilização é imprescindível para trabalhar as competências essenciais.
    Dentro desses conteúdos nucleares, tomando como referência a meta de aprendizagem 8, seria necessária a introdução de um novo bloco de conteúdos que poderia ser denominado de “Expressão e Comunicação Digital”.

    | Responder Publicado 5 years, 3 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Luís,
      Obrigado pela sua atenção e comentário. De facto, aqui no blogue, apenas incidi a minha análise nessa meta de aprendizagem da EVT, a meta 8. No entanto, se o caminho da análise fosse outro, muitas coisas eram possíveis dizer. Por exemplo, que a construção destas metas de aprendizagem tem por base (segundo dizem) o programa da disciplina (de 1991). Mas, numa análise profunda, apenas se verifica que o que foi tido em conta foi o CNEB de 2011. Mais ainda, temos algumas metas de aprendizagem que falam nos seus blocos de conteúdos de “operadores tecnológicos” e “processo tecnológico” mas quando analisada a meta final e as metas intermédias, apenas e só vemos metas relacionadas com a comunicação visual, a gramática visual…. nada mais. Estas metas de aprendizagem ignoram em demasia a componente “educação tecnológica” (não só as tecnologias – TIC). Acredito que, não sendo definitivas, podem dar uma grande volta. Naturalmente que era preciso um aprofundamento do currículo de EVT para que tal pudesse acontecer. Tal como diz, em 1991 era impensável integrar as TIC num currículo de EVT. O CNEB de 2001 já as integra como competência transversal. Considero que, em 2011, já temos um know how tão grande e são tantas e tantas as ferramentas digitais que se poderia bem incluir a integração de ferramentas digitais no currículo, articuladas naturalmente com os tradicionais suportes que também são fundamentais.
      JAR

      | Responder Publicado 5 years, 3 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: