Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



EVTdigital no ticEDUCA2010

A proposta que enviámos ao I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010, a decorrer nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi aceite!

A comunicação, a partir da proposta de artigo curto, foi aceite pela comissão científica e lá estaremos com a comunicação: “EVTdigital: um espaço para a integração de ferramentas digitais na disciplina de EVT”.

 

O Encontro conta ainda com um seminário doutoral na tarde do dia 18 de Novembro. Para os interessados, visitem o site de apoio ao evento. Posso garantir-vos que irão ser lá apresentados trabalhos muito importantes e relevantes no campo das TIC na Educação. No site podem também encontrar a lista com todas as propostas que foram aceites pela comissão científica.

Como não podemos adiantar muito mais do que isto (para já), fica aqui o resumo do artigo e comunicação a apresentar.

Em Novembro, mais próximo do Encontro, publicaremos na página Publicações deste blogue o artigo completo e a apresentação a efectuar.

Para já, para já, fica o resumo e espero encontrar muita gente conhecida pelo Encontro. E,… conhecer colegas novos e trabalhos interessantes.

RESUMO:

Com a implementação do Plano Tecnológico da Educação em Portugal e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efectiva integração das ferramentas digitais no currículo, possibilitando aos docentes informação e formação para a plena utilização destes recursos. Decorrente das características singulares da disciplina de Educação Visual e Tecnológica e da investigação que actualmente realizamos, surge o espaço chamado EVTdigital que se constitui como um blogue para divulgação de ferramentas digitais a explorar nesta disciplina e, também, um repositório de manuais para exploração dessas ferramentas digitais baseadas na Web, Web 2.0 e Software livre/gratuito, nesta disciplina do currículo. Seis meses após a criação do EVTdigital, este espaço começa a constituir-se como uma referência para os docentes que pretendem integrar nas suas actividades lectivas as ferramentas digitais que regularmente são divulgadas e publicados manuais de apoio das mesmas. As oficinas de formação e workshops que ao longo deste tempo foram realizadas em várias escolas demonstram a capacidade de aceitação de introdução das ferramentas digitais no currículo da disciplina de EVT, isto acompanhado de indicadores que demonstram o sucesso da exploração destas ferramentas em contexto de sala de aula.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: