Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



As Artes são uma vítima? (ainda segundo Sir Ken Robinson)

Um obrigado especial à @ Joana Silva que a partir do Facebbok partilhou connosco e lhe “roubei” para (re)partilhar este vídeo/animação a partir de Sir Ken Robinson sobre o que se intitula “Changing Education Paradigms” e que pela análise destaco “As Artes são uma vítima?”!…

Uma fabulosa animação da RSA Animate que nos faz pensar na Educação, nas Artes… na Criatividade…

Partilho convosco este vídeo/animação e aconselho-vos vivamente a compra do livro de Ken Robinson intitulado “O Elemento”, de 2009, que acaba de ser editado em Portugal pela Porto Editora e que vale a pena ler e ter sempre presente. Aqui está a capa para melhor identificação em qualquer livraria.

 

 

Quanto ao vídeo/animação, cá vai ele…. Para ver e rever, vezes sem conta… Para assimilar, reflectir e problematizar….

Em jeito de desabafo… O quanto eu gostaria de ter o Sir Ken Robinson por cá, nem que um dia fosse…

 

 

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. Também gostei da entrevista em

    Este Sir é meu mentor há algum tempo. Lamento que, tal como Medina Carreira, a sua visão obrigue a tantas mudanças no Sistema de Ensino, que o considerem utópico.
    Talvez mais aplicável, no actual sistema de ensino, a visão de Augusto Cury:

    «A criatividade flui nas pessoas felizes, não nos resignados…»

    Particularmente, no nosso país, fomos diversas vezes avisados, que o problema das nossas empresas era a baixa competitividade.
    Como ser competivo sem ser criativo?
    A criatividade de cada indivíduo deve começar a ser valorizada nas escolas porque, tal como diz Ken Robinson, a escola está a destruí-la.

    | Responder Publicado 6 years, 8 months ago
    • * jarodrigues says:

      Obrigado pelo comentário Ana.
      De facto, Ken Robinson devia ser visto, obrigatoriamente, pela maioria dos docentes deste país. E, mais do que isso, devidamente interpretado…
      Para além da criatividade… fica-me do TED Talks de 2010 uma frase…
      Não estarão muitos professores a “pisar” constantemente e sem qualquer “problema” os sonhos de muitos alunos? Sonhos esses que eles estendem a nossos pés?
      E mais, o que acredito… é que ainda há muitos professores de hoje, no século XXI que no acto de ensinar o fazem como se estivessem no século passado… talvez há 20 anos atrás (ou mais…).
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 8 months ago
      • Sim, é um facto. E dói! Mas também é um facto que, as sequelas deixadas pela anterior equipe ministerial, que deixaram os professores feridos e de costas voltadas, tornem tão difícil apontar o dedo a quem o faz.
        Já falaram tão mal da nossa profissão que me vejo a defendê-la com unhas e dentes mesmo sabendo que alguns vão matando, aqui e ali, os sonhos de alguns alunos.
        Acredito que acções de formação, tão obrigatórias como as da TIC- também com algumas resistências-, poderiam mudar algo na mentalidade da maioria dos professores.
        Esta conversa poderia perdurar…
        Todos, ou talvez não, tivemos alguém, provavelmente um professor, que não nos deu crédito… matou um sonho? Fechou-se uma porta?
        Ensinar também é ensinar a lidar com a frustração. Muitas portas se vão fechar ao longo da vida – num emprego, numa relação – e as reminiscências daquele professor de outrora, nos apunhala novamente ou nos lembra como ficámos mais fortes, como ultrapassamos e vimos a outra porta aberta.
        Um adulto, na sua vida profissional, depara-se com alguma hostilidade, pouca valorização do outro como indivíduo. Os amigos são grupos restritos a quem nos damos e de quem esperamos receber. Os patrões querem altos níveis de produtividade.
        A escola, para preparar para a vida, deve ter um pouco de tudo. É aí que esses matadores de sonhos fazem falta: para os outros abrirem as outras portas, abrirem alternativas ao sonho ou fazê-lo renascer. Talvez precisemos é de aumentar o número destes últimos… para já, estamos em minoria!

        Publicado 6 years, 8 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: