Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Artnatomy

Quantos dos que vão ler este post são professores de EVT? E, desses, quantos já fizeram com os seus alunos desenho de observação de figura humana, em particular, do rosto – o Retrato? Quanto a esta segunda questão eu arrisco: todos! Pois bem, e conhecem a aplicação ARTNATOMY?

Mas para que serve esta ferramenta? Bem, em primeiro lugar dizer que está disponível em Espanhol e Inglês. Corre directamente no browser e necessita apenas de uma ligação à Internet e o Flash Player instalado.

Depois,… bem, depois inicia-se a aplicação e esta permite-nos fazer a análise do esqueleto (crânio) músculo faciais e, finalmente, a cara da pessoa. Isto com uma ferramenta de transparência. A base de tudo é realizar testes de expressões e verificar como os músculos se comportam e como a expressão é alterada.

Digo-vos, sinceramente, uma excelente aplicação e um óptimo recurso em EVT. E para a EVT, ideal para a abordagem dos seguintes conteúdos e áreas de exploração: Comunicação, Estrutura, Forma, Medida, Desenho.

Mais uma vez, infelizmente, não temos vídeo tutorial mas, até é bom porque vale mesmo bem a pena explorar esta ferramenta. Basta entrar, escolher a língua e,… Começar!


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Regina Ramalho says:

    HOLA José, lembro-me de há uns tempos pedires colaboração para realizar tuturiales. Na altura não pude colaborar mas hoje ao ver esta aplicação resolvi oferecer-me para criar um tuturial pois está relacionado com um área que investigo. Achas bem? Beijo Regina e mais uma vez obrigada pelo teu grande contributo neste blogue

    | Responder Publicado 6 years ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Regina,
      Sim, claro que podes participar no blogue e colaborar no meu estudo com a realização desse tutorial. Também lhe podemos chamar guia ou manual. Mas sempre um tutorial básico para iniciar os primeiros passos em cada ferramenta.
      Obrigado por participares. Na minha listagem já reservei essa ferramenta para ti para realização do tutorial. De seguida vou-te enviar um e-mail com o modelo que temos em uso aqui no EVTdigita.
      Quando tiveres o manual pronto, basta enviares para o meu mail e eu publico.
      Grato, muito grato pela tua participação e contributo preciso. Não é nada fácil fazer mais de 350 manuais… Felizmente tenho tido bastante ajuda.

      Quanto ao resto, para mim é sempre um prazer divulgar e partilhar com quem se interessa por estas coisas das TIC nas Artes.

      Beijo, tudo de bom e bem-hajas.

      JAR

      | Responder Publicado 6 years ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: