Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



dr.pic

Voltando a falar (e divulgar) de editores de imagem, a solução que agora vos apresento é uma das que posso dizer ser das mais interessantes para usar em EVT. Para alunos dos 10 aos 12 anos é extremamente simples, prática e muito funcional. Chama-se dr.pic e não precisam de instalar nada. Corre directamente no browser da Internet e tem as ferramentas essenciais que, a este nível, no 5º e 6º anos os alunos necessitam. Além disso, a interface é muito interessante e fácil de utilizar.

Caso experimentem, seguramente ficaram fascinados com a simplicidade e facilidade de trabalho do dr.pic. Permite carregarmos imagens do nosso computador ou câmara, fazendo o upload e, depois, temos ferramentas básicas de edição. ATENÇÃO: não têm disponíveis filtros. Apenas ferramentas de redimensionamento, contraste, luminosidade e outros mais fáceis de utilizar e elementares.

Mesmo assim, a ferramenta ideal para se iniciar a trabalhar em EVT na edição de imagem. No final, podemos gravar a imagem para a Web ou para o nosso computador.

Em contexto de EVT podem usar esta ferramentas para explorar as seguintes áreas/conteúdos: Comunicação, Luz/Cor, Trabalho, Fotografia.

Aqui fica um pequeno vídeo tutorial que consegui arranjar, em Espanhol.

 

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Antonia Alves says:

    Esta ferramenta é muito interessante. Gostei tanto dela, que a utilizei com alunos de NEE. Aderiram muito bem e manusearam-na com relativa facilidade. Foi bom ver sorrisos naqueles rostos.

    | Responder Publicado 6 years, 6 months ago
    • * jarodrigues says:

      Olá Antónia.
      É verdade, é uma ferramenta muito interessante. Visualmente é muito apelativa e, sem dúvida, para mim, uma das melhores da sua categoria no interface, especialmente quando pensamos em crianças. Logo que abrimos a aplicação a iconografia utilizada e todas as ferramentas são facilmente aprendidas pelas crianças.
      Se ainda para mais me dizes que alunos com NEE a utilizaram muito bem, EXCELENTE!!! Uma prova que as TIC são importantes e motivam. E acresce a isso os sorrisos deles. Isso sim, o mais importante: ficarmos felizes com o que fazemos.
      Obrigado por teres dado esse feedback Antónia.
      Até dia 17!
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 6 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: