Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Formatpixel

Existe uma ferramenta muito interessante para realizar paginações. Aliás, posso mesmo dizer-vos que é fantástica. Pela sua simplicidade e funcionalidade. Chama-se Formatpixel e apenas lhe encontramos um defeito ENORME que analisaremos mais adiante…

Depois de criada uma conta de utilizador gratuita, temos então acesso a um programa, integralmente online, para realizar paginações. Com uma interface notável e ferramentas bastante evoluídas e simples de utilizar, é com certeza uma mais valia para criar publicações digitais. Mas… o principal defeito… Esse defeito reside no facto de a conta gratuita apenas permitir realizar um projecto que pode ser guardado e exportado e depois refeito. Ou então, como os nossos alunos dizem, criar várias contas com vários endereços de e-mail que tenhamos. Essa conta gratuita chama-se Vanilla. O outro e MAIOR defeito… A conta gratuita apenas permite utilizar um espaço em disco no servidor de 512 Kb. Sim, não há engano… 512 Kb.

Naturalmente que as imagens a utilizar terão que ser bastante comprimidas (se forem muitas) e com pouca qualidade. No entanto, digo-vos, é fantástica e vale mesmo a pena utilizar. Principalmente em contexto de EVT quando se pretendem realizar pequenos livros ou brochuras. Poderá ser também um mote para explorar com os alunos a questão de como reduzir o tamanho de imagens e comprimir imagens.

Ainda em EVT podemos em várias Unidades de Trabalho abordar as seguintes áreas de exploração/conteúdos: Comunicação, Espaço, Estrutura, Forma, Medida, Construções, Impressão, Fotografia.

E aqui fica um pequeno vídeo tutorial em que podem ver um exemplo de exploração desta ferramenta:

 

Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * Fernanda Sebba says:

    Bom dia gostaria que me ajudasse, criei minha conta na formatpixel como não sei usar, o que eu fiz, fui ao stacknflow beta e iniciei um projeto, achei que era por esse o caminho inicial, achei ele ate fácil, salvei o meu projeto, quando fui abrir novamente não consigo mais achar o meu projeto.O que eu faço agora?
    Obrigada

    | Responder Publicado 6 years, 3 months ago
    • * jarodrigues says:

      Viva,
      O mais provável e estar guardado nos seus projectos. Vá à sua conta e veja. É simples pois a conta gratuita do formatpixel apenas permite um projecto. Faça depois “open” e o projecto abre-se. Se não estiver lá é porque de facto o trabalho não ficou guardado.
      JAR

      | Responder Publicado 6 years, 2 months ago
    • * Ana says:

      bom é só vc ir em My Projects e ai vc clika em editar e ai vc começa
      foi o q eu fis e ta dando meio certo
      não manjo nde ingles XD

      | Responder Publicado 4 years, 11 months ago


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: