Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Novos caminhos e mais públicos para o EVTdigital (Guias para EVT e EV)

Tal como referi no artigo anterior, as várias comunidades de prática que consegui congregar em torno da integração das TIC nesta área curricular de EVT envolveu quase 100 professores. Para além da recensão, catalogação e caracterização das ferramentas digitais, iniciámos aqui na Internet, em finais de 2009, este blogue do EVTdigital. Mais tarde, quase um ano e meio depois, tentámos (e conseguimos) produzir, realizar e editar um DVD com uma distribuição de Linux (à qual chamámos EVTux) que está disponível para todos, totalmente livre e que certamente, para quem já utiliza, percebe o que facilita o trabalho dos professores.

Para além de tudo isto, com os manuais do EVTdigital, com este blogue e com os quase 100 professores fomos chegando cada vez mais longe. De palavra em palavra, quase de boca em boca, este espaço ganhou dimensão mas, nunca a um nível verdadeiramente global junto dos professores mas também, sobretudo, dos alunos…

Foi nesta perspetiva que, com muito agrado, aceitámos o repto de uma editora e, de forma articulado e num princípio que defendemos, conseguimos levar mais longe o EVTdigital e o EVTux.

Referimo-nos precisamente às publicações que fiz para a editora Santillana e que acompanham os manuais de EVT e EV. Bem, não será bem assim pois, como muitos sabem, a disciplina de EVT deverá acabar mas o manual mantém-se. A publicação do “Guia de Exploração de ferramentas digitais em EVT” está a ser distribuído aos professores e, naquilo que foi nossa premissa, será entregue gratuitamente aos ALUNOS nas escolas em que for adotado os manuais dessa editora.

O mesmo acontece com o mesmo guia para a disciplina de EV, do 3º CEB. Nas suas introduções ficou também expressa a referência aos espaços do EVTdigital e do EVTux e, o melhor de tudo, será o Livromédia desta editora, nestas disciplinas, que incluirá ligações para os sites das ferramentas digitais listadas no EVTdigital, para os manuais aqui publicados (sim, sem inclusão física, apenas acessíveis através da ligação aqui ao EVTdigital) e ainda 62 tutoriais vídeo que explicam como trabalhar com algumas destas ferramentas.

Poder contar com esta preciosa colaboração foi de facto o culminar de uma parte deste trabalho que, assim, chegará mais facilmente a todos os professores e alunos, assumindo sempre um princípio que defendo de acesso gratuito às ferramentas, com guias que acompanham outros produtos e que podem ser oferecidos, tudo isto para uma plena integração curricular das TIC nestas áreas curriculares.

Ao longo deste artigo aqui ficaram algumas imagens destes guias que podem conhecer nas vossas escolas e que, certamente, até alguns já conhecem.

José Alberto Rodrigues

EVTdigital


Deixe um comentário