Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



FrameByFrame

Este artigo do EVTdigital é dedicado aos amantes da animação e cinema de animação e também exclusivo aos utilizadores de Mac. O EVTdigital, para além de ferramentas da web e web 2.0, salienta e estimula a partilha de ferramentas baseadas em software livre e/ou gratuito e, no caso, para vários sistemas operativos. O software livre (sim, livre, pois dá-nos acesso ao código-fonte) que agora apresentamos chama-se FrameByFrame e é uma aplicação, como o próprio nome indica, para captura de imagens, fotograma a fotograma, para criação de filmes de animação.

Depois de descarregado e instalado este software, irão perceber como é simples trabalhar com ele. Uma interface extremamente simples de utilizar, sem complicações, que um alunos do 1º ciclo do ensino básico poderia explorar facilmente. Depois de escolhida a técnica de animação e tudo preparado, com a câmara ligada ao computador (webcam ou outra compatível), basta carregar no botão para capturar cada imagem. No final, podemos exportar o trabalho como vídeo ou guardar todas as imagens para posterior edição num outro programa.

Para utilizadores de Mac e para trabalhar com os nossos alunos, uma verdadeira maravilha. Em EVT, diretamente, podemos indexar esta ferramenta ao conteúdo Movimento e à área de Exploração de Animação mas, naturalmente que consoante a técnica de animação a utilizar podem ser exploradas muitas outras áreas e conteúdos desta disciplina.

Aqui fica um pequeno vídeo tutorial que encontrámos no Youtube e vos apresentamos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: