Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Canon CREATIVE PARK

E se agora vos mostrasse um sítio da Internet Japonês? Vamos a isso pois certamente ficarão deliciados(as)…

Certamente o nome Canon não vos é de todo estranho. Sim, esse mesmo, o da marca das impressoras. A Canon tem um espaço na Internet chamado Creative Park. E é precisamente esse espaço e os recursos nele contidos que vos vamos mostrar.

Ao entrarem neste sítio, encontram de imediato várias secções. No menu superior encontram 6 áreas correspondentes a outras tantas categorias que podem explorar. Normalmente costumo deter-me mais na secção Paper Craft e noutra chamada Art. mas qualquer uma deles permite explorações absolutamente surpreendentes. Todas as propostas apresentadas podem ser descarregadas e impressas para posteriormente ser montadas. Naturalmente que realizar apenas isso pode ser limitativo mas, se conseguirmos posteriormente criar as nossas próprias obras e trabalhos com os alunos, isso será excelente.

No separador Art é onde se encontra uma sub-secção chamada Origami. É lá que, apenas como exemplo, podemos mostrar este trabalho documentado na imagem abaixo e que posteriormente pode ser impresso e montado: chama-se Carp Streamer.

Outra das secções que acho fantástica é, como disse, a Paper Craft. É lá que podemos observar, analisar, descarregar e montar vários Paper Toys (brinquedos de papel) e mesmo Automatas (brinquedos de papel com mecanismos). Perceber esses mesmos mecanismos, analisá-los e depois poder aplicar os conceitos noutros contextos e aplicados à construção dos seus próprios brinquedos em contexto de sala de aula de EVT, EV ou ET, será fabuloso. Apresentamos aqui um desses exemplos chamado Traveling Pilot.

Mas,… nada como explorar pois dentro desta secção temos muitas outras como Animais, Arquitectura, Ciência, entre outros.

Acabámos??? Não, claro que não!… Há depois os Museus onde para além de continuarem a poder imprimir os modelos, podem conhecer um pouco mais sobre as temáticas como no Museu da Ciência ou no Museu da Arquitectura. No primeiro caso com explorações verdadeiramente fantásticas sobre os Dinossauros e na segunda, com os mais importantes monumentos de todo o mundo onde se inclui a Torre de Belém, em Lisboa.

Falta apenas dizer-vos que as explorações podem ser tantas em EVT, EV e ET que, principalmente em EVT, este recurso pode ser o mote para a abordagem dos seguintes conteúdos e áreas de exploração: Energia, Espaço, Estrutura, Forma, Geometria, Luz-Cor, Material, Medida, Movimento, Trabalho, Alimentação, Animação, Construções, Desenho, Impressão, Mecanismos, Modelação/Moldagem,

De facto, a não perder, garanto-vos…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: