Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT


« Wordle | Início | doppelme »

Your Fonts (e que tal também o FontForge?)

Uma das atividades preferidas dos nossos alunos é a criação de tipos de letra. Quase que como um jogo, a criação de uma letra e a partir daí, conseguir uma coerência para um tipo é fundamental.

A Internet tem destas coisas. Antes de vos apresentar a ferramenta que pretendo e que se chama YourFonts, vou contar-vos a história curiosa da mesma. Quando o YourFonts foi criado, foi um sucesso. Permitia imprimir uma matriz e, qualquer utilizador criava (desenhava) a sua fonte, digitalizava-a e posteriormente carregava-a na aplicação online e, em poucos minutos, podia visualizar o seu tipo de letra e descarregava-o para o utilizar no seu computador.

O que é certo é que esta funcionalidade apenas estava disponível, se bem me recordo, até um total de 150.000 ou 180.000 fontes descarregadas. Pois bem, parece muito mas, com uma ferramenta simples de utilizar e com estas potencialidades até é bem pouco. O que é certo é que ao fim de alguns meses este serviço deixou de ser gratuito. Aliás, é gratuito mas para descarregar a fonte é preciso pagar. Logo surgiu uma ferramenta similar e que já divulgámos chamada Fontcapture. Era inteiramente gratuita mas, num instante, a YourFonts acabou por comprar esta última para monopolizar. Acredito que mais cedo do que tarde surjam novas ferramentas idênticas e gratuitas.

Mas, o que permite o Youfonts? Permite descarregar uma matriz tipográfica onde posteriormente podemos criar o nosso “tipo””gráfico” e depois visualizar o mesmo. Neste momento, quem quiser descarregar essa fonte terá que pagar.

De qualquer forma existem outras alternativas como o FontForge que é um software livre que nos permite criar a nossa fonte vectorial. Em suporte digital e, por exemplo, com recurso ao quadro interativo éuma boa ajuda para criar fontes ou então alterar outras que já tenhamos instaladas no computador.

Para experimentarem pois vale bem a pena. Antes de terminarmos com vídeos tutoriais do YourFonts e FontForge, podemos dizer que em contexto de EVT, com estas ferramentas podemos trabalhar os seguintes conteúdos e áreas de exploração: Comunicação, Estrutura, Forma, Geometria, Medida, Construções, Desenho e Impressão.

E, aqui ficam os vídeos tutoriais…

E no caso do FonrForge, no seguinte vídeo tutorial ainda podem analisar uma outra ferramenta chamada Glyphtracer.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: