Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Arbaro

E quem se recorda de um pequeno livro (só em tamanho) de Bruno Munari que ensinava como desenhar uma árvore? Por acaso ainda o tenho, numa edição muito antiga. Esse e outros dois “Como desenhar o Sol” e “Como desenhar uma casa”. Mas, qual a razão para falar em árvores? Pois é, este software que agora apresento chama-se Arbaro e permite aos utilizadores criarem árvores.

Temos que referir, mais uma vez, que este software é um programa livre, multiplataforma (corre em Windows, Mac e Linux) pois está construído em Java, nem necessitando de instalação para além do necessário Java Runtime qa partida, os vossos computadores já devem ter. Este software foi o desenvolvimento feito por Jason Weber e Joseph Penn que criaram um algoritmo para a criação e renderização de árvores de forma realística.

Depois de descarregado o software do espaço sourceforge (carreguem AQUI para descarregar o programa Arbaro), podem iniciar a criação das vossas árvores, começando por definir que tipo de árvore é. As várias definições e aquilo que de diferente pode ter a árvore está no menu à esquerda e acaba por ser o algoritmo criado (as variáveis).

MAS… Ainda melhor… No final do trabalho realizado, as nossas árvores podem ser exportadas como objetos. Esses mesmo objetos podem depois ser importados num programa de 3D como por exemplo o BLENDER (que brevemente iremos divulgar). Depois de exportado o trabalho no Arbaro, abre-se o Blender e aí importa-se o objeto (a nossa árvore). Depois é extremamente simples mudar e aplicar as cores, texturas, etc…

Parece difícil mas garanto-vos que não. É extremamente fácil. experimentem colocar os vossos alunos do 6º ano, em EVT a trabalhar com estes programas e verão o que surge!!!… Uma boa e agradável surpresa.

Para EVT, um excelente recurso para aplicar aos seguintes conteúdos e áreas de exploração: Espaço, Estrutura, Forma, Geometria, Material, Medida, Trabalho, Construções e Desenho.

Aqui fica um pequeno vídeo tutorial, que é OBRIGATÓRIO VER pois está em Português (do Brasil); explica muito bem o funcionamento do programa; explica como depois exportar e importar o trabalho no Blender; e apenas gastam 6 minutos.

Espero que gostem… e que explorem!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: