Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Gimp e Gimp Paint Studio

Há programas que dispensam grandes apresentações. Não dispensam pelo facto de serem ferramentas muito conhecidas e conceituadas (não é porque não sejam de grande interesse, muito pelo contrário). Um desses softwares (livre, por sinal) chama-se Gimp e permite o trabalho de edição e tratamento de imagem.

Para quem já conhece, sabe perfeitamente que este programa é uma referência e uma das principais alternativas a softwares muito caros e proprietários. Com o Gimp, para edição e tratamento de imagem podemos fazer quase tudo, acrescendo o facto de, enquanto software livre, podermos beneficiar de uma grande comunidade que desenvolve este software e, ainda mais, lhe vai acrescentando novas ferramentas e funcionalidades.

A experimentar, sem dúvida. Para isso, só “um cheirinho”, vejam um tutorial vídeo no final deste artigo, tutorial esse que é apenas um entre os os muitos que encontrámos no Youtube. Optámos por este pois explica os conceitos básicos e faz uma introdução ao Gimp.

Mas, e se ao Gimp juntássemos uma ferramenta para desenho e pintura? Bem, já devem ter percebido que muitas das ferramentas que referenciámos para edição de imagem também podem servir para desenho e pintura. Mas neste caso concreto, há mesmo muito mais… A comunidade Gimp criou o Gimp Paint Studio!…

Se carregarem na ligação através do nome ou na imagem anterior, serão remetidos para o sítio do Gimp Paint Studio. É la que podem descarregar uma série de vídeos tutoriais e, inclusivamente, um manual em Português, muito simples, com 24 páginas. É verdadeiramente fantástico o que esta comunidade fez e o que se pode desenvolver em colaboração com todos, num princípio de código-aberto.

Experimentem e fascinem-se. Ao acederem ao espaço do Gimp Paint Studio basta acederem ao separador de instalação (Installation) e basta seguir as instruções para instalar este software (Gimp com Gimp Paint Studio) em conputadores com sistema operativo Windows ou Linux.

Já agora, aproveitem para ver o vídeo tutorial mesmo no final deste artigo…

E já agora, divirtam-se, que no caso de EVT pode dar para explorações de áreas e conteúdos como: Comunicação, Espaço, Estrutura, Forma, Geometria, Luz-Cor, Material, Medida, Trabalho, Animação, Construções, Desenho, Fotografia, Impressão e Pintura.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: