Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Anasazi

Este post/artigo faz-me ser um pouco saudosista e reviver os tempos de há uma década ou mesmo 15 anos atrás. Na altura, para se fazer cinema de animação das escolas era muito, muito complicado. Recordo-me de muitas formações, seminários e workshops que fiz em muitas escolas do país para apresentar a animação. Na altura, para tentar fazer os colegas professores perceber que a evolução iria ser grande e que daí a poucos anos se realizariam filmes de animação nas escolas com extrema facilidade. Começava na altura com os brinquedos óticos e depois dava alguns exemplos de filmes de animação. Também a minha já presença enquanto membro da organização do CINANIMA assim o exigia. E recordo-me perfeitamente de uma série de formações que fiz por Portugal (continente e ilhas) pela APEVT a levar o cinema de animação à escola. Na altura os computadores eram muito poucos e, comparados com os dias de hoje, lentíssimos. Lembro-me que no computador que utilizava, numa big tower, tinha uma preciosidade que era um gravador de CD’s a 2x… Coisa rara, na altura. Tinha uma placa Miro DC30 Plus, da Pinnacle, única que funcionava bem com captura stop-motion. Mas, que software utilizava para captar as imagens??? Pois, é esse software que agora vos apresento. Chamava-se Anasazi. Caso o queiram descarregar diretamente, podem carregar na imagem abaixo.

 É um software extremamente simples de utilizar. Na altura único (ou quase) para quem queria utilizar aplicações gratuitas. Hoje em dia há muitos softwares gratuitos que podem utilizar. Muitos deles também já foram aqui divulgados mas a pertinência deste é quase um renascer. Máquinas antigas que temos nas nossas escolas podem ser aproveitadas e dedicadas em exclusivo para estes trabalhos. Corre em Windows XP… mas se ainda tiverem, experimentem em Windows 98… Foi assim que eu comecei 🙂

Deixo-vos um pequeno vídeo tutorial desta ferramenta e, ainda melhor, um filme que fiz com os meus alunos em 2003 e que anos mais tarde acabei por colocar no YouTube. Chama-se “As Filhós de Natal”…

Porque também é bom recordar…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: