Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



iStopMotion e DragonFrame

Para os utilizadores de Mac, e porque o EVTdigital divulga todo o tipo de ferramentas, para vários sistemas operativos, aqui deixamos o iStopMotion. Um software que podem utilizar para captura stop-motion e assim realizarem filmes de animação.

Mas para Mac (e ainda Windows), acrescente-se um software fantástico, de qualidade profissional que se chama DragonFrame. Vamos conhecê-los um pouco melhor.

No caso do iStopMotion, as limitações são consideráveis. Este software é proprietário e, como muitos, tem também a possibilidade de o descarregarem e testarem durante algum período de tempo sem limitações. MAS… neste caso a limitação de tempo é grande pois se o instalarem no vosso Mac apenas o vão poder utilizar sem limitações durante 5 dias… (sim, APENAS 5 dias…) O que será muito pouco para usar em contexto educativo. De qualquer forma, a versão Home custa apenas 50$ USD. De qualquer forma, há alternativas gratuitas mas este programa é muito simples de utilizar e com muito boa qualidade, simples de utilizar entre outras vantagens.

No caso do DragonFrame (esta é a nova versão do software que antigamente se chamava DragonStopMotion), podem descarregar uma versão para Mac mas também para Windows que funciona durante 30 dias! Sim, 30 dias, talvez o tempo necessário para realizar a captura de imagens com os nossos alunos e assim realizarmos um filme de animação na técnica escolhida. Este programa, na versão Trial de 30 dias que podem descarregar tem todas as funcionalidades ativas existindo apenas uma limitação: cada take (cena em gravação) apenas pode ter 50 frames capturados. Não é de todo um problema pois podemos guardar esses 50 frames e depois continuar noutro ficheiro… Apenas dá um pouco mais de trabalho, mas sem problema…

Em EVT (e também para usarem em casa e noutros locais), podem trabalhar as seguintes áreas de exploração e conteúdos, tendo sempre em conta que mais abordagens são possíveis consoante as técnicas de animação escolhidas: Comunicação, Luz-Cor, Material, Movimento, Trabalho, Animação, Construções, Fotografia e Desenho.

E aqui ficam dois vídeos tutoriais com a apresentação destas ferramentas. E não se esqueçam pois filmes como Coraline e o novo de Tim Burtun, Frankenweenie, que vai estrear em Outubro, foram (ou estão) a ser realizados com o DragonFrame. Experimentem que vale a pena… Vejam só o Spot animado que se realizou em 2011, nos Workshops do CINANIMA… Um Spot animado para o CINANIMA 2012, animado e filmado também em 3D ou o filme “Encaixa a Música”, também realizado nos Workshops CINANIMA 2011 e realizados com o DragonFrame.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: