Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



BS Contact – visualizador de VRML

Eis que surge a divulgação de mais uma ferramenta em que o especialista é o colega Artur Coelho. Chama-se BS Contact e é um visualizador de VRML.

Naturalmente, melhor do que ninguém para nos explicar o que se faz com esta ferramenta que o próprio Artur, pois trabalhou com elas durante muito tempo (e certamente continua a trabalhar). Por isso, irei utilizar as palavras dele para apresentar este recurso e citar o seu post no seu blogue, em http://intergalacticrobot.blogspot.pt/2010/02/bs-contact.html 

Ora, e o que lá se diz é precisamente isto: “A aplicação BS Contact é desenvolvida pela Bitmanagment Software GmbH para visualização de conteúdo Web 3D. Funciona como aplicação instalada no computador e plugin para browsers para visualização de conteúdo vrml através da internet. Integra-se com plataformas de chat 3D para visualização interactiva multi-utilizador de mundos virtuais. Requer pouco espaço em disco e a sua instalação não necessita de privilégios de administração, sendo necessária uma instalação por cada conta de utilizador.

Correntemente na versão 7.212, suporta ficheiros em formato VRML, X3D, Collada, KMZ e CityGML, entre outros. Ao visualizar objectos e cenas em formatos Web 3D permite nove modos de navegação (Walk, Slide, Examine, Fly, Pan, Game Like, Jump, Geo Examine Geo Fly) e navegação entre pontos de vista pré-definidos na cena. Visualiza com diferentes níveis de detalhe escolhidos pelo utilizador, disponibilizando diferentes formas de visualizar e analisar objectos tridimensionais. Renderiza em alta resolução imagens bitmap de pontos de vista definidos pelo utilizador e vídeos de cena em formato AVI com configuração de opções de tamanho de ecrã. Integra-se com os browsers Opera, Internet Explorer, Safari e Google Chrome como visualizador de objectos e cenas VRML/X3D incorporadas em páginas Web, sendo a navegação em Internet Explorer a mais eficaz. A navegação e interacção com cenas e objectos pode ser feita recorrendo a um avatar animado.  A aplicação tem um avatar pré-definido que em espaços virtuais que o possibilitem pode ser alterado para outro modelo de avatar”.
E… como podem ver, que melhor explicação poderia eu dar? Impossível pois o Artur Coelho faz isso melhor do que ninguém…
Não há vídeo tutorial mas passem pelo blogue do Artur e conheçam um pouco mais estas ferramentas. Também lá encontrarão as dicas necessárias, pela experiência dele, do que se poderá trabalhar de conteúdos e áreas de exploração em EVT.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: