Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Calligraphy

Iniciamos as publicações de hoje, 19 de junho de 2012, com uma ferramenta extremamente interessante para ser trabalhada com os alunos para a descoberta das formas, da expressão, aplicada à criação de fontes (tipos de letra). Chama-se Calligraphy e está inserida no espaço MathToyBox.

Depois de iniciada a aplicação que funciona integralmente online, temos uma barra de menus muito simples onde podemos escolher o tipo de papel (digital) que queremos usar. Depois, podemos escolher o aparo (sim, aparo, pois simula uma escrita à antiga), a cor da tinta e ainda 3 variáveis para a escrita e que faz variar o tipo de aparo e escrita realizada.

Finalmente, somos convidados a criar o nosso próprio abecedário ou até um desenho que no final podemos imprimir. No caso de EVT, por exemplo, os trabalhos podem ser guardados e depois editados num programa de desenho vetorial, selecionando apenas os desenhos, sem fundo, para aplicação a outros contextos.

Uma ferramenta interessante e que pode dar para desenvolvimento de muitas ideias em EVT, disciplina onde podemos trabalhar com esta ferramenta as seguintes áreas de exploração e conteúdos: Comunicação, Forma, Material, Desenho e Impressão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: