Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT



Scratch

Conhecem o Scratch? O lema deste programa é… programar de forma divertida para que, crianças de tenra idade possam programar de forma simples, através deste software desenvolvido pelo MIT. Aliás, em Portugal, através da ESE de Santarém desenvolve-se um trabalho muito interessante e que pode ser visto NESTA PÁGINA.

Uma das vantagens deste programa é ele estar em Português e, a outra, é que os alunos podem iniciar-se em linguagens de programação mas de forma muito simples, intuitiva e simples. Os trabalhos podem ser desde coisas muito simples a trabalhos mais complexos. Na página deste programa podem ver alguns desses exemplos. No caso da página que vos indicámos, podem lá encontrar trabalhos realizados por alunos de escolas portuguesas, em alguns casos do 1º ciclo e ainda ter acesso a alguns manuais úteis.

Para além daquilo que este programa pode despertar nos mais novos, por exemplo, em contexto de EVT podemos fazer pequenas animações a partir de cenários e personagens que tenhamos criado. Ora, um desses exemplos foi mesmo o que encontramos no Youtube e partilhamos convosco, servindo também de  pequenos vídeo tutorial.

Terminamos referindo que em contexto da disciplina de EVT podem ser trabalhadas as seguintes áreas de exploração e conteúdos: Comunicação, Espaço, Estrutura, Forma, Geometria, Luz-Cor, Medida, Movimento, Trabalho, Animação, Construções, Desenho e Pintura.


Anúncios

Trackbacks & Pingbacks

  1. Scratch | baú de evt pingbacked em 4 years, 1 month ago

Comentários



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: