Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT


A

ABRAKADOODLE

Abrakadoodle é um Programa Nacional de Educação Artística originário dos Estados Unidos da América e desde 2003 disponível noutros países. Nesta ferramenta Web 2.0, encontramos um espaço de divulgação e interacção das actividades do programa de artes. Estes programas, são disponibilizados nas escolas e outros locais da comunidade. Nas aulas de arte Abrakadoodle, as crianças aprendem sobre artistas e estilos, desenvolvem novas habilidades, vêm demonstrações de técnicas de arte e usufruem da exploração criativa de materiais de arte e design de obras originais.

Poderemos visualizar trabalhos realizados e explorar algumas ferramentas que possibilitam criar trabalhos de arte que se dirigem às crianças e aos pais, na envolvência e acompanhamento do processo.

AHEAD.

O Ahead é uma ferramenta para criar apresentações dinâmicas e interactivas (similar ao Prezi) e que nos permite compartilhar e publicar informação de qualquer tipo na internet. Há a possibilidade de criar apresentações, galerias, portfolios e sites. É uma ferramenta baseada na Web 2.0 e não necessita de qualquer software instalado no computador para além do browser da internet e uma ligação à rede.

AJAXANIMATOR

O AjaxAnimator é uma aplicação para desenho e animação no formato Flash que corre directamente no browser. A sua utilização é bastante simples e permite a qualquer utilizador fazer animação de imagens/desenhos com ferramentas simples. É uma ferramenta baseada na Web, a partir de um software/aplicação integrada no próprio browser, não necessitando de instalar qualquer software no computador. Apesar de apenas estar disponível em Inglês, a sua utilização é extremamente simples e intuitiva pois tem apenas as ferramentas essenciais para desenho e animação.

É uma aplicação para a criação de desenho e pintura, orientado para gráficos, com múltiplas possibilidades de utilização na produção e elaboração de imagens, quer sejam desenhos, textos ou fotos. Tem muito potencial para ser explorada com Quadros Interactivos.

ALCHEMY

O Alchemy é um software livre para sistemas operativos Linux, Mac OS X e Windows. É um programa para desenhar e criar livremente, excelente para criação de desenho de simetrias e com imenso potencial para ser explorado com recurso a Quadros Interactivos.

Apoio: http://en.flossmanuals.net/Alchemy

(Foi a partir deste que o presente manual foi traduzido e adaptado para o EVTdigital por Fátima Lucas)

ALL_MY_MAGIC

O All My Magic é uma ferramenta que permite criar desenhos com ferramentas muito simples, básicas e acessíveis, existindo ainda a hipótese de transformar esses desenhos em cartões digitais, animados ou não, que podem ser partilhados na internet de uma forma divertida.

Dadas as suas limitações, aconselha-se a sua utilização apenas no 5º ano em EVT e de forma restrita. A biblioteca de imagens deve ser evitada pois pode transformar os trabalhos e criações estereotipadas e ausentes de criatividade.

ANIBOOM

O Aniboom é uma plataforma de trabalho colaborativo online que permite o trabalho com animadores profissionais em qualquer parte do mundo. É uma comunidade onde os animadores poderão promover-se, ajudando estes a construir o seu nome e reputação na indústria.

ANIM8OR

Anim8or é um software gratuito para sistemas operativos Windows e que permite a execução de modelação 3D e a criação de animações de personagens e objectos.

Um manual completo e exaustivo desta ferramenta, adaptado do original por Mário Pacheco pode ser descarregado aqui:

http://www.anim8or.com/download/animv085dHTML_pg.zip

Animata

ANIMATA

O Animata é uma ferramenta que permite a execução de animações de objectos e conjunto de objectos com a criação de ossos virtuais, podendo ser manipulados em tempo real através de uma câmara (sensores de elemento humano) ou de um rato. Há ainda a possibilidade da animação ser feita através de programação.

ANIMATIC

ANIMATIC

O ANIMATIC é uma aplicação de marionetas virtuais. Marionetas de fios, de manipulação directa e que é controlada a partir de várias interfaces, nomeadamente: teclado, rato, microfone, gamepad e comando da Wii. Esta aplicação recria um teatro de marionetas com luzes, câmaras (controladas em tempo real), podendo-se manipular objectos que interagem com a marioneta. Com os comandos descritos anteriormente pode-se manipular a marioneta existindo também um sincronismo labial interpretado pelo sistema pelas frequências e volumes áudio.

ANIMATOR DV

O AnimatorDV Simple 9.02 é uma ferramenta útil para a criação de filmes animados através da técnica de captura em stop-motion.

Algumas características deste software são: a visualização por camadas (sendo desta forma é possível ser preciso no movimento do modelo); exportação para formato AVI; ferramenta time-lapse, processo onde cada fotograma, ou quadro de filme é tomado a uma velocidade muito mais lenta do que aquela em que o filme, ou animação, será reproduzido; leitor de ficheiros RAM (ficheiros áudio criados pelo Real Player); frame averaging (técnica que consiste na introdução de mais dados, ou melhor nível, nas imagens criadas, no sentido de reduzir ruído).

É bastante simples de utilizar e com uma interface simples e intuitiva permitindo múltiplas explorações em contexto de EVT, incluindo quase todas as técnicas de cinema de animação.

Nota: As figuras 3 a 10 que utilizámos neste manual foram retiradas de http://www.animatordv.com/download_free.php em AnimatorDV Simple+ Quick Start (PDF).

ANIMOTO

O Animoto é uma aplicação Web que gera de forma automática vídeos produzidos profissionalmente, usando a sua própria tecnologia. Cada vídeo é uma conjugação totalmente personalizada de imagens e música seleccionadas pelo utilizador. Os vídeos possuem a energia visual de um vídeo musical e o impacto emocional do trailer de um filme. Permite a produção de apresentações multimédia de forma fácil e intuitiva.

ANIMPIXELS

O AnimPixels é um software para criar filmes de animação em Pixel Art. O utilizador pode usar os próprios componentes do software para criar os seus filmes ou utilizar os do programa. A interface é bastante simples de utilizar e permite total liberdade criativa, tanto de personagens como de cenários e animações.

Esta ferramenta está apenas disponível em ambiente Windows.

ARBARO

O Arbaro permite criar árvores com tronco, galhos e folhas. O utilizador pode manipular todas as variáveis que estão na base dos algoritmos que geram as árvores, desde a distância do solo aos primeiros ramos e até mesmo as curvaturas dos galhos superiores da árvore.

O único pormenor que os utilizadores deste programa devem ter em atenção é que para se ver a árvore formada/construída é necessário ter um programa que abra este tipo de objectos, como o Blender ou similares. Para colmatar esta “lacuna”, o programa permite visualizar, por rotação, a totalidade do “esqueleto” fractal da árvore.

ARCHITECT STUDIO 3D

O Architect Studio 3D é uma ferramenta que permite ter um contacto próximo da realidade com a profissão de arquitecto. Com a ajuda do arquitecto Frank Lloyd Wright podemos desenhar uma casa online. Escolhemos um cliente, uma localização e damos largas à imaginação. Conseguimos ver o nosso projecto “crescer” e podemos visualiza-lo em 3D. No final submetemos o nosso trabalho à crítica do mundo colocando-o na “Design Gallery”.

art of illusion

ART OF ILLUSION

O Art of Illusion é um software 3D que é necessário instalar no computador. Permite a criação e animação de imagens/objectos 3D e sua visualização em quatro vistas em simultâneo. A manipulação de texturas e materiais possibilita a criação de imagens mais realistas.

É um software acessível para criações básicas. Para as criações mais avançadas requer muito estudo e habituação dos seus utilizadores, não sendo fácil de utilizar. Este software pode ser muito útil no estudo das projecções ortogonais e das axonometrias em contexto de EVT e/ou EV.

ART PROJECT

O Art Projecté um projeto da Google em que criou parcerias com 17 museus de todo o mundo. Esta ferramenta não é nem mais nem menos que um poderoso recurso para efetuar visitas virtuais a museus e, sobretudo, ver ao pormenor e quase ínfimo detalhe cada obra de arte dos museus que compõem este projeto. Os pormenores são de raro detalhe e pormenor pois foram criados com imagens tiradas em alta resolução. A merecer uma verdadeira visita para aprender um pouco mais sobre a arte e começar a abordagem destes conceitos com os alunos na sala de aula de EVT

ARTBUILDER

O ArtBuilderé uma aplicação online que permite aos utilizadores, a partir da seleção de objetos do quotidiano, criar uma composição visual com os mesmos. Os resultados podem ser diversificados sendo a sua utilização muito simples. Este é um projeto para os mais jovens criado pelo Columbus Museum of Art.

ARTISANCAM

O espaço Artisancam tem no seu repositório um vasto conjunto de ferramentas que promovem uma visita ao mundo da Arte Contemporânea usando uma mistura de vídeos e actividades interactivas. É um meio de apresentação do universo da Arte contemporânea às crianças de um modo divertido e excitante, podendo realizar-se algumas criações.

ARTNATOMY

Este recurso – Artnatomy, permite moldar a morfologia da expressão facial representando uma emoção. Permite conjugar um conjunto bastante grande de expressões faciais que em contexto de sala de aula poderão permitir o estudo do rosto humano e desenho de figura humana.

ARTWEAVER

O Artweaver é um software gratuito (possuiu uma versão gratuita) para tratamento e edição de imagem, desenho, pintura e ilustração digital. Com uma interface muito simples de utilizar e um bom leque de ferramentas, permite aos utilizadores obterem resultados, por vezes, surpreendentes! Para a exploração em EVT a versão Free é suficiente mas mesmo a versão Plus é acessível (custa 25€). É interessante não só para pintura ou manipulação de imagens, mas também para ilustração.

Só aceita Sistema Operativo Windows. Tem ainda disponível uma versão para o caso de querermos traduzir a interface para Português.

A arte do azulejo em Portugal

A Arte do Azulejo em Portugal

O espaço no Instituto Camões dedicado à Arte do Azulejo em Portugal é uma ferramenta que permite a qualquer utilizador a consulta e recolha de informação sobre a arte do azulejo, aparecimento, influência e evolução do mesmo ao longo dos séculos em Portugal. Proporciona de forma lúdica e criativa, a exploração de conteúdos relacionados a aprendizagem da Língua Portuguesa e Cultura Portuguesa. Ricamente ilustrado.

The Artist's Toolkit

Artist’s Toolkit, The

O The Artist’s Toolkit trata-se de um site exclusivo de exploração dos elementos e princípios visuais da forma. Demonstrações animadas levam-nos a uma colecção dos elementos visuais. Os alunos com o apoio dos professores podem criar a sua composição e encontrar exemplos e conceitos relacionados com a linha, a cor, o espaço, a forma, ou movimento/ritmo. Permite ainda a consulta de filmes de artistas e a consulta de uma enciclopédia de arte. Trata-se de um guia detalhado sobre a forma e oferece muitos exemplos de obras de arte que ilustram os vários elementos que a compõem. Uma ferramenta completa para explorar no projector.

ARTPAD

O Artpad permite a criação de pinturas e desenhos a partir de movimentos do rato e utilizando uma caixa de ferramentas interactiva disponível. É muito fácil de utilizar.

ArtRage 2.5

ArtRage 2.5

O ArtRage 2.5 é uma ferramenta de desenho e pintura em que é necessário instalar o software no computador.

Disponibiliza 12 ferramentas diferentes de trabalho (8 nesta versão Starter Edition), o que nos permite a exploração de várias técnicas de pintura e de desenho com resultados interessantes, podendo ser muito útil em EVT, na exploração dos elementos da linguagem visual.

A Interface é intuitiva e de fácil utilização, requerendo, no entanto, algum tempo para habituação.

Auto CAD WS (ou Project Butterfly)

O AutoCAD WS (ou Project Butterfly) é uma ferramenta que permite realizar desenhos em computador, usando o rato, o ecrã e o teclado. Surgiu no meio cibernauta porque a Autodesk, através do seu centro de inovação tecnológica Autodesk Labs, passou a disponibilizar ferramentas com potencialidades para utilização gratuita online – é o caso do Project Butterfly, agora designado AutoCAD WS. Esta ferramenta é uma versão simplificada do AutoCAD em 2D, em formato Flash.

Permite-nos abrir, editar e guardar ficheiros .DWG, .DXF e outros formatos. O Project Butterfly dispõe de ferramentas básicas para desenhar, modificar, medir e anotar. Permite também gerir Layers e sobrepor desenhos técnicos sobre mapas do Google Earth, o que é ideal para levantamento de terrenos. A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente com ou sem registo de conta associada a endereço de e-mail. AutoCAD WS é o nome comercial do Project Butterfly. É possível utilizar o Autocad WS utilizar em qualquer computador uma vez que todo o processamento é feito recorrendo a um browser de internet. O AutoCAD WS está ainda disponível numa versão mobile para iPhone, iPod e iPad, bastando para isso transferir o App Gratuito.

AUTOTRACE

O Auto Trace é uma ferramenta que permite converter imagens bitmap em imagens vectoriais.

AUTOMATA

O Automata é um sítio da web que nos explica, através de texto e simulações, os pressupostos teóricos dos mecanismos e construção de brinquedos autómatos. Focaliza mais sobre os mecanismos, princípios básicos de engenharia, concepção e fabrico de autómatos e brinquedos mecânicos para construção em diversos contextos.

AVATARA

O Avatara é uma aplicação online onde é possível criar um personagem virtual (Avatar) a partir de modelos pré concebidos ou através do carregamento de uma fotografia. A edição e personalização passa pela escolha do género, modelagem do corpo, escolha do cabelo e vestuário. O resultado pode ser partilhado em redes sociais ou via e-mail.

Avatar Studio 2.0

AvatarStudio 2.0

O Avatar Studio 2.0 foicriado pela Canal + para apoiar o espaço virtual Deuxième Monde (activo de 1998 a 2002). Trabalhando a partir de elementos pré-definidos, possibilita criar avatares tridimensionais com elevado grau de personalização e realismo. Disponível online em sites dedicados ao VRML.

O interface divide-se em seis ecrãs – selecção de modelo, corps (corpo), visage (rosto), vêtements (roupas), accessoires (acessórios),  animation (animação). Os ecrãs corps, visage, vêtements e accesoires funcionam em dois modos: choisir, de escolha  de  elementos  pré-definidos,  retoucher,  que  permite modificar e personalizar os elementos. Possibilita  trabalhar  os  conceitos  de  proporção,  movimento, textura, cor/luz.

AVIARY

O Aviary é uma suite de ferramentas online que ajudam qualquer utilizador a explorar e criar um vasto leque de trabalhos. Pode-se utilizar o Aviary sem necessidade de criação de qualquer registo mas, aconselha-se à criação de um registo gratuito para que possamos guardar os trabalhos realizados. A ferramenta Aviary divide-se em seis programas com características diferentes, online, ou seja, não é necessário instalar nada no computador. Em contexto de EVT iremos apenas explorar três ferramentas: a de tratamento de imagem, desenho vectorial e paletas de cores mas, neste momento, o Aviary possui ferramentas de mistura áudio, entre outras que deverão ser lançadas brevemente e que devem incluir a criação de fontes, entre outras.


Trackbacks & Pingbacks

  1. Os números de 2010 do EVTdigital « Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT pingbacked em 6 years, 7 months ago
  2. baú de evt pingbacked em 5 years, 6 months ago

Comentários



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: