Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT


B

BAYEUX TAPESTRY

O Bayeux Tapestry é uma ferramenta que permite a criação de uma história numa tapeçaria, utilizando elementos predefinidos e tem a possibilidade de criar os nossos próprios elementos. Assemelha-se a uma animação, apresentação de diapositivos ou ainda, remete-nos para uma banda desenhada medieval.

Um bom recurso para EVT e ainda para utilizar em articulação com outras áreas curriculares.

BDBOOM

A revista BdBoom da Bedeteca disponibiliza várias informações e recursos sobre ilustração e banda desenhada. Entre estes recursos salienta-se a disponibilização de fichas Bdboom, em pdf, para download.

BEFUNKY

O befunky é uma ferramenta baseada na Web 2.0 e não necessita de qualquer software instalado no computador para além do browser da Internet.

A utilização desta ferramenta é simples. Basta carregar uma imagem e a partir de menus muito intuitivos, transformar a imagem com efeitos criativos a partir das opções de filtros e efeitos existentes, obtendo-se rapidamente o resultado final. O trabalho pode ser guardado no nosso computador.

BEMBO’S ZOO

Bembo’s Zoo é uma ferramenta que permite a qualquer utilizador, especialmente às crianças, interagirem com um alfabeto de animais. Cada utilizador tem a oportunidade de, ao clicar em uma letra, verificar a criação do animal correspondente, que é constituído pelas letras do seu nome. Este site (ferramenta) proporciona de forma lúdica e criativa, a exploração do alfabeto e do desenho.

Benetton Play

BENETTON PLAY

O BENETTON PLAY é um conjunto de ferramentas que permitem a criação de pequenas criações artísticas. De carácter lúdico mas também didáctico. A ferramenta a explorar em contexto de EVT é a designada por FLIPBOOK. É uma ferramenta baseada na Web 2.0 e não necessita de qualquer software instalado no computador para além do browser da Internet, do Flash Player e de uma ligação à rede. O acesso a esta ferramenta necessita de registo prévio (gratuito) e a sua interface é muito intuitiva e simples de usar, podendo-se, no final, guardar e partilhar as criações com a comunidade de utilizadores.

 

BESTIARIO

O Eye Candy é uma das muitas ferramentas do Bestiario. Como outras deste espaço, esta ferramenta do tipo brinquedo visual permite a qualquer utilizador e de forma imediata observar o resultado através da sua manipulação.

Pode ser utilizada online, através da indicação de um link e proporciona aos utilizadores experiências visuais e assemelhando-se a fractais, muito interessante.

BitFontMaker

BitFontMaker

O BitFontMaker é uma ferramenta que permite aos utilizadores criarem o seu tipo de letra (fonte) personalizado. Através de uma interface que funciona numa janela do browser da Internet, o utilizador, através da marcação dos pixels respectivos, vai criando o desenho de cada letra, podendo no final enviar o seu tipo de letra para o “Museu” ou, também, gravá-lo para o seu computador no formato ttf para o poder utilizar.

BITMAP FONT WRITER

Para quem cria os seus caracteres num programa de desenho, torna-se necessário copiar e colar cada carácter individualmente quando se pretendem formar palavras. Este processo pode tornar-se demasiadamente repetitivo. O Bitmap Font Writer é um pequeno software que permite tornar este processo mais simples.

BITSTRIPS

O Bitstrips, é uma ferramenta que analisa os vários conceitos da Banda Desenhada, incluindo a gramática da Banda Desenhada e permite uma pequena exploração online. É uma ferramenta educativa que faz com que os alunos usem um meio que normalmente adoram, a BD e os quadradinhos, apresentando várias actividade relacionadas com o currículo e permite criar neste formato os seus trabalhos.

BLENDER

O Blender é um programa baseado em software livre, de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelação, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interactivas em 3D, tais como jogos e apresentações, entre outras aplicações possíveis.

Block Posters

BLOCKPOSTERS

O Blockposters é uma ferramenta de uso livre que permite criar posters de imagens de qualquer dimensão usando a impressora pessoal ou da escola. O processo é justamente simples e é aplicável às áreas de exploração da fotografia e aos conteúdos comunicação e medida.

BOARD800

O Board800 é uma ferramenta de desenho colaborativo online. A partir do site, acedemos a uma aplicação online que corre em Flash Player na qual podemos realizar desenhos com ferramentas simples e, ao mesmo tempo, interagirmos com outros utilizadores que podem ser convidados a participar em simultâneo no trabalho através de um link/código de partilha. Os trabalhos podem ser guardados e só ao fim de 90 dias é que são eliminados dos servidores.

bomomo

BOMOMO

O Bomomo permite a criação de padrões e texturas aleatórias a partir de movimentos do rato. O menu disponibiliza vinte ferramentas para produzir os grafismos que não são possíveis de formatar. As cores e dimensões dos grafismos produzidos são aleatórias.

A Interface muito fácil de utilizar e pode-se obter resultados interessantes na criação de padrões e texturas que podem ser guardados como imagens.

BORDERLINERS

O Boderliners é uma ferramenta para desenhar frisos de forma lúdica e extremamente simples, com várias opções de desenho e configuração.

BRUSHSTER

A ferramenta BRUSHTER do National Gallery of Art Kids é um software para sistemas operativos Windows e Mac. Para sistemas operativos Mac, deve ser executado o Safari no modo de 32 bits e para o Windows, o Shokwave 11.5. Esta ferramenta interactiva, permite a criação de composições visuais, abstractas ou figurativas, por meio duma grande variedade de pincéis e vários elementos estruturantes da Comunicação Visual.

Bryce 5.5

Bryce 5.5

O Bryce 5.5 é uma ferramenta de modelação tridimensional (primitivos, operações booleanas) para produção de imagens 3D fixas ou animadas. Utiliza algoritmos fractais para maior realismo na renderização de paisagens. Incorpora meshes criadas noutras aplicações.

BS Contact

BS Contact

O BS Contact é um visualizador de conteúdo Web 3D: conteúdos 3D interactivos em vrml/x3d, geoinformação em DAE ou GeoVRML, modelos CAD/KMZ, plugin para visualização e interacção em mundos virtuais vrml/x3d.

BUBBLESNAPS

O Bubblesnaps é uma ferramenta que permite adicionar texto à imagem, sob a forma de uns balões como se fosse uma banda desenhada. O serviço é gratuito e muito fácil de utilizar. Depois do registo no sítio, basta fazer o upload de uma imagem (ou usar uma que já tenhamos no Flickr), escrever o texto e escolher a forma e posição do balão. A imagem pode posteriormente ser disponibilizada e partilhada num blogue ou numa rede social.

BUBBLR

O Bubblr é uma ferramenta que permite a qualquer utilizador criar sequências cómicas (fotonovelas) utilizando fotos do Flickr.com e adicionando-lhes balões. Pode ser uma ferramenta interessante para explorar alguns conceitos de Fotografia em EVT e para a realização de BD’s/Comics.

BUILD YOUR WILD SELF

O Build Your Wild Self é uma ferramenta educativa, muito intuitiva e divertida, que permite a qualquer utilizador, criar as suas próprias personagens, mais ou menos fantásticas, de acordo com a imaginação de cada um. Além de poder escolher entre personagens femininas ou masculinas, esta ferramenta oferece-lhe a possibilidades de conjugar na mesma personagem características humanas e características animais e enquadra-las num dos cenários disponíveis. No final é-lhe dado um resumo que descreve cada uma das partes animais que escolheu e a sua função na natureza. Esta ferramenta oferece-lhe também a possibilidade de entrar directamente nos sites dos jardins zoológicos e aquário de Nova York. Poderá ser uma ferramenta interessante para a criação de composições bidimensionais misturando a figura humana com a figura animal, promovendo a criatividade e exploração de alguns conceitos sobre a representação da figura humana e criaturas fantásticas em EVT.


Deixe um comentário