Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT


S

SAGCAD

O SAGCAD é uma ferramenta de desenho vectorial do tipo C.A.D – Computer Aided Design, ou seja, desenho assistido por computador e permite criar e realizar desenho técnico rigoroso e de forma intuitiva. Se quisermos explorar mais aprofundadamente, requer alguma instrução e treino/prática por se tratar de uma ferramenta para desenho complexo, utilizando o desenho vectorial, o limite depende das capacidades do operador.

Permite a importação de imagens, criação de planos de fundo.

É uma ferramenta boa para usar nas suas componentes mais básicas para a abordagem de vários conteúdos da EVT como geometria, forma e estrutura.

SAM Animation

SAM Animation

O SAM Animation 1.2 é uma aplicação de animação em stop motion muito completa para ser usada em contexto da sala de aula. O software é acompanhado de um guia de utilização que inclui actividades de iniciação, exemplo de animações construídas pelos alunos e testemunhos de professores.

A aplicação permite ao utilizador criar animações em stop-motion usando qualquer câmara com ligação de USB ou firewire ao computador. É compatível com Mac e PC e é de utilização livre para qualquer utilizador registado em www.samanimation.com

Existe também uma versão online, com algumas limitações em comparação com a versão software.

SCRATCH

O Scratch é uma aplicação gratuita que permite aprender a programar através da escolha de comandos de programação de uma forma simples e intuitiva, permitindo a realização de projectos.

Para criar um projecto é necessário programar os elementos gráficos, definir os scripts ou rotinas de acção, sprites (objetos), trajes e sons. A aplicação possibilita a captura de imagens através dos diversos dispositivos ligados ao pc.

Possibilita também a importação de ficheiros de imagem e áudio para o projecto, a partir do PC, conjugando som e imagem.

Este manual/tutorial tem por base o “Tutorial Scratch – Conceitos básicos” do Projeto XO na escola e fora dela: Uma Proposta Semio-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade”: nº 475105/2010-9, Edital MCT/CNPq 14/2010.

SCRIBBLERTOO

O ScribblerToo é uma aplicação realizada em Flash. É um programa de desenho simples que permite explorar diferentes texturas realizadas através de um pincel. Podemos desenhar à mão livre com ou sem imagem de fundo como auxiliar. Os resultados finais são absolutamente fantásticos e surpreendentes. É uma excepcional ferramenta a utilizar em Quadros Interactivos.

SCRIBLINK

O Scriblink é uma ferramenta de desenho colaborativo online, permitindo também realizar outro tipo de trabalhos noutras áreas curriculares. Possui ferramentas básicas de desenho podendo o utilizador carregar imagens do seu computador para a aplicação. Esta aplicação permite ainda o convite para outros utilizadores participarem no trabalho, quer através do envio de um E-mail ou de um link. Incorpora uma ferramenta de chat e, acresce ainda a funcionalidade de poder existir a transferência de ficheiros e comunicação síncrona por áudio através de telefone ou VOIP.

SCRIBUS

O Scribus é um Software Livre de paginação electrónica, idêntico ao PageMaker ou InDesign, da categoria de paginação profissional para sistemas operativos Linux, Mac OS e Windows. Necessita de algum tempo de treino para compreensão de todas as suas funcionalidades mas, de fácil utilização.

Este manual foi traduzido e adaptado a partir do original publicado na página de apoio deste software em: http://docs.scribus.net/

SCULPTRIS

A ferramenta Sculptris é um software gratuitoque nos permite criar modelos/esculturas virtuais em 3D, esculpindo diversos materiais com o realismo da modelação e também da pintura, texturas e acabamentos finais do mesmo. É ainda possível exportar os nossos trabalhos para outras aplicações e programas para posterior utilização.

SCULPTYPAINT

O Sculptypaint é uma ferramenta indicada para a exploração da experimentação e capacidade de criação dos alunos, pois permite a construção de objectos tridimensionais, partindo de sólidos base como a esfera ou a pirâmide. O utilizador pode esculpir inúmeras formas livres e aplicar a estas qualquer tipo de textura, ou criar a sua própria textura.

Este software tem a particularidade de o utilizador poder directamente descarregar uma imagem para a interface do Sculptypaint e transformá-la numa textura  ou numa imagem plana de referência, sendo esta opção livre do utilizador. Há ainda a possibilidade de exportar os objectos criados em 3D para o Second Life.

O software tem versões para Linux, Windows e Mac, para todos estes sistemas operativos é necessária a instalação do Java Runtime engine 1.6 e do Processing.

Uma parte deste manual foi traduzido e adaptado do original em Inglês para Português por Anete Fernandes, acedido na página de apoio a este software em: http://www.xs4all.nl/~elout/sculptpaint/tuto/index.html no âmbito do presente estudo.

SHAPE TYPE

Este recurso, Shape Method, permite uma exploração muito simples e breve de diferentes fontes (letras) como se de um jogo se tratasse. Este recurso é baseado num jogo que permite moldar uma letra que inicialmente se encontra deformada. A moldagem é realizada através da manipulação de vectores que alteram a forma da letra. No final, é apresentada a percentagem de correção do trabalho realizado.

SIMPLEBOOKLETS

A ferramenta Simplebooklets permite criar uma quantidade de produtos ligados à comunicação visual bastente grande: cartazes, folhetos, desdobráveis e outros. Partindo de um quadro branco ou escolhendo um modelo, podemos adicionar textos, vídeos, sons, imagens, fundos, etc para publicação online.

É um recurso muito simples e apelativo para motivação para a temática da comunicação e realização de produtos gráficos e multimédia em contexto de EVT.

SKENCIL

O Skencil, é um software editor de gráficos vetoriais de código livre. Apresentando os recursos comuns encontrados num editor de desenho vectorial, permite a criação de diagramas, ilustrações e desenhos gráficos. Tem versões compatíveis com Linux, no i386, DEC Alpha, m68k, PowerPc e SPARC, com FreeBSD, Solaris, com, IRIX64 6.4, e com AIX.

O Skencil foi implementado em linguagem de programação Python. Estruturada para o ensino da programação, é de fácil compreensão, apresentado numa linguagem clara e acessível, de e orientada ao objeto, facilitando o uso por parte do utilizador. O Skencil permite ainda escrever scripts para automatizar tarefas e adicionar novas funcionalidades no caso de utilizadores avançados.

Em contexto educativo de EVT pode ser uma ferramenta interessante para desenho e criação de imagem/identidade gráfica, ilustração e outros.

SKETCH2PHOTO

O software Sketch2Photo é capaz de compor uma imagem realista a partir de várias fotos diferentes. Partindo de um desenho simples, feito manualmente e directamente na interface, anotado com rótulos de texto, a imagem composta é gerada juntando diferentes secções de várias fotografias. Estas fotografias são seleccionadas pelo programa a partir de uma pesquisa na Internet. O sistema é capaz de usar um esquema de filtragem para incluir partes seleccionadas das imagens.

Este software é a evolução de uma versão anterior, que embora de um conceito brilhante, era impraticável devido ao imenso tempo de download e processamento. Permite agora trabalhar de forma rápida e eficaz, mas é ainda uma versão beta.

SKETCHBOARD

O SketchBoard ™ é um software 3D CAD que permite converter esboço em polígono simples, tratando-se assim de uma ferramenta de desenho orientado para designers, dado o seu sistema de reconhecimento. A Ferramenta SketchBoard ™ foi iniciada a 1 de Novembro de 2003, tendo sido criado e desenvolvido por Pojchara JATUPOJ.

SKETCHCAST

O Sketchcast é uma ferramenta que permite aos utilizadores desenharem, partilharem ideias através de desenho, criar tutoriais e explicar um sem número de “coisas” através de um desenho gravado em vídeo. Adicionalmente, esta ferramenta permite ainda adicionar utilizadores ao Cast e partilhar o trabalho realizado no nosso site ou blog através da licença Creative Commons. É ainda uma ferramenta excelente para ser usada por tablets e/ou Quadros Interactivos, apesar de apenas o rato ser suficiente. Além disso, é também possível adicionar áudio à gravação caso tenhamos um microfone ligado ao computador.

SKETCHFU

O Sketchfué uma ferramenta online que permite a criação e partilha de desenhos criados pelos utilizadores. É uma ferramenta que além do browser da Internet e uma ligação à rede precisa de ter instalado o Adobe Flash Palyer. Para o caso de querer guardar e partilhar o trabalho realizado, há necessidade de registo. Os trabalhos poderão ser publicados em blogs, redes sociais, no próprio sítio do Sketchfuou enviados por e-mail. Ao visualizarmos um desenho vemos todo o processo da sua criação desde o início.

SLIDESTAXX

O Slidestaxx permite criar slideshows e apresentações a partir de diversas fontes e produzi-los com recursos multimédia, para ser divulgado em blogs, sites ou diretamente no slidestaxx. É rápido, fácil e grátis! Adicionar imagens, vídeos, sites e muito mais para incorporar na apresentação e depois para o seu slidestaxx próprio, website ou blog é um processo simples e pode permitir em contexto de EVT explorações diversificadas como a criação de memórias descritivas e apresentação de projetos.

SLIMBER

O Slimber é um aplicativo de desenho e pintura online. É baseado na Web 2.0 e não necessita de qualquer software instalado no computador para além do browser da Internet e uma ligação à rede – Flash player também necessário. Também não existe a necessidade de criação de registo. Quando o trabalho estiver concluído, pode-se fazer “replay” de todas as etapas de elaboração do desenho/pintura (em vídeo) e gravá-lo na galeria de imagens do Slimber. Os usuários podem classificar, comentar e compartilhar os desenhos. A maioria dos desenhos mais populares são recompensados por ser destaque na página inicial.

SMOOTHDRAW

O SmoothDraw é uma ferramenta onde se podem fazer facilmente desenhos e pinturas com boa qualidade de imagem, possibilitando a abordagem aos elementos visuais da expressão plástica. Esta ferramenta permite desenhar e pintar livremente através das ferramentas disponíveis, podendo variar as texturas, cores e utilizar filtros para conseguir variados efeitos sobre os desenhos. É uma ferramenta que necessita de software instalado no computador mas tem a vantagem de ser extremamente leve e funcionar em tablets.

SPIRO

O Spiro tem como única finalidade gerar curvas simulando um espirógrafo. É bastante limitado, permitindo apenas a manipulação de variáveis matemáticas e cor. Não exporta os resultados como imagens, possibilitando apenas a impressão ou a gravação em formato nativo (ficheiro com extensão .spm). As imagens produzidas por esta aplicação podem ser guardadas através de capturas de ecrã (através da tecla PrintScreen ou por aplicações dedicadas a esta tarefa) e trabalhadas num editor de imagem como o Paint ou o Gimp. No entanto, tem excelentes potencialidades de exploração em contexto de EVT quando aplicado à abordagem do conteúdo Geometria e para realização de módulos/padrões.

SPIROGRAPH MATH

O Spirograph Math, permite produzir bonitas composições geométricas, normalmente conhecidas por espirógrafos, recorrendo a curvas matemáticas, conhecidas como “Epiciclóides”, de diferentes tamanhos e cores. O processo resulta do movimento de uma circunferência que suporta uma caneta, em torno de outra circunferência que permanece fixa. Este movimento origina diversas linhas curvas.

Esta é uma ferramenta interessante para exploração dos conteúdos: Estrutura, Forma e Geometria.

SPLASHUP

O Splashup é um software de edição de imagem, com bastantes recursos e com uma interface semelhante a outros para o mesmo fim.

Spray Vector Generator

SPRAY VECTOR GENERATOR

O SPRAY Vector Generator oferece aos usuários uma ferramenta profissional e útil, que se destina a produzir objectos de ajuda para o software de ilustração vectorial como Xara X, Corel Draw, Adobe Photoshop. Pode também ser usado com o recurso: PAINT.

Com o SPRAY podem-se gerar tipos diferentes de vectores de forma aleatória. Esta aplicação é bastante específica e poderá não dar o resultado desejado, mesmo tendo diversas opções de criação de vectores e de configuração.

Ao todo existem 15 tipos de vectores que você pode criar, podendo durante o processo definir máscaras, tipos de cores utilizadas e a grossura de determinadas linhas. Além disso, também é possível determinar o número de objectos a serem criados, o tamanho máximo, assim como a taxa de dispersão na imagem. Por fim, também poderá copiar o que foi criado para a Área de transferência e editar tal imagem a partir de algum editor de imagens, podendo pegar vector por vector e fazer o que quiser com eles.

Outra possibilidade no SPRAY vector generator é definir o tipo de objecto a ser utilizado na imagem (círculos, quadrados ou linhas), se as células serão quadradas ou hexagonais, a percentagem de deformação de cada imagem, assim como o posicionamento e ângulos específicos de cada um. Como deve imaginar pela descrição, cada tipo de vector possui características diferentes de configuração, cabendo ao utilizador definir aquela que melhor se adequa ao resultado almejado.

STOP MOTION ANIMATOR

O Stop Motion Animator é um software de animação que faz a captura imagens em stop-motion, fotograma a fotograma, através de uma webcam ou outro dispositivo ligado ao computador e transforma-o num vídeo de animação.

Esta ferramenta está apenas disponível para sistemas operativos Windows. Apesar de estar apenas disponível em Inglês, a sua utilização é muito intuitiva e simples, tratando-se de um software muito básico e elementar, sem grande necessidade de tempo de experimentação de funcionalidades.

Acrescente-se que esta ferramenta foi desenvolvida por Penn Taylor e Richard Benn a partir do código fonte do do software livre chamado Anasazi Stop Motion Animator, um dos primeiros softwares livres para captura stop-motion para animação.

STOPIT

O StopIt é um software sistema operativo Windows, gratuíto, que permite ao utilizadores criarem animaçõs “stop motion”. Permite simular movimento com o recurso à sobreposição sequencial de diferentes imagens de um mesmo “objecto” inanimado. Criado a partir da necessidade de juntar e colar imagens num ficheiro AVI, e ao mesmo tempo poder controlar cada frame.

Esta aplicação permite ainda, tendo como ponto de partida ficheiros AVI previamente realizados, alterar, quer a sua edição, que a sua velocidade de reprodução “time-lapse movie”.

STOP MOTION PRO

O Stop Motion Pro é um software para fazer filmes de animação, utilizando a técnica de captura em Stop Motion. É necessária uma câmara de video, webcam ou câmara digital. Este software permite-nos criar os nossos próprios filmes de animação e deixá-los na internet para que outras pessoas os possam ver, se assim o desejarmos. Com este software também é possível criarmos flipbooks.

A animação em stop motion é criada pelo movimento em frente a uma câmara. Temos um objecto e vamos registando imagens desse objecto em diferentes posições e movendo-o em pequenos passos. Ao reproduzir todas as imagens é criada a ilusão do movimento e é essa a essência da animação.

Alerta-se que este software é proprietário. A sua licença (indivisual, para uso educativo, pode variar entre os 70 e 185 USD. No entanto, pode ser descarregado livremente na sua versão TRIAL e contém todas as funcionalidades activas por um período de 30 dias, o que pode permitir que em contexto educativo os alunos, nesse período de tempo possam utilizar o programa e realizem os seus projectos, finalizando-os e exportando os filmes.

STOP MOTION STATION

O Stop Motion Station é uma ferramenta que permite a qualquer utilizador capturar imagens na técnica stop-motion, fotograma a fotograma, para criar movimento – um filme animado. Mais tarde, essas imagens podem ser utilizadas num programa de edição de vídeo para a realização/montagem e sonorização de um filme animado. É uma ferramenta que necessita de serinstalada no computador – apenas sistemas operativos Windows. Apesar de apenas estar disponível em Inglês, a sua utilização é simples e intuitiva.

Caso pretendam, podem aceder a um manual completo desta ferramenta, em Inglês, disponível no seguinte endereço:

http://www.stopmotion-software.com/StopMotionStation1.3.pdf

STRING SPIN

O String Spin é uma ferramenta que transforma linhas simples em objectos 3D complexos. Podendo escolher a cor, transparência da cadeia e ajustar a rotação.

STRIPCREATOR

O StripCreator é uma ferramenta online que permite aos utilizadores criarem pequenas tiras de Banda Desenhada (comics) a partir das definições, variáveis e personagens predefinidas pelo sistema. É muito simples de utilizar e publicar os nossos trabalhos online.

STRIPE GENERATOR

O Stripe Generator 2.0 é uma ferramenta que permite a qualquer utilizador criar um módulo de listas coloridas, em várias direcções e com vários tamanhos. Esta ferramenta disponibiliza várias opções de composição, possibilitando ao utilizador guardar um ficheiro com o módulo criado para que posteriormente o possa usar noutra ferramenta ou suporte para, por exemplo, a criação de padrões. Existe também uma ferramenta de partilha das criações realizadas e possibilidade de comentários.

StripeMaker

STRIPEMAKER

O STRIPEMAKER é uma ferramenta que permite aos utilizadores criarem, tal como o próprio nome indica, padrões coloridos às listas. A personalização é total, desde a altura das listas cores e outras funcionalidades disponibilizadas, numa interface simples de usar e muito rápida e intuitiva.

STRIPGENERATOR

O STRIPgenerator é uma ferramenta online que permite aos utilizadores criar pequenas vinhetas ou tiras de Banda Desenhada e partilhá-las online através da sua publicação a partir da criação de um registo simples. Esta aplicação permite a utilização de personagens, texto em balões e outros objectos disponíveis (em quantidade significativa) na ferramenta. O upload de imagens do nosso computador não é permitido ou possível. A linha gráfica das personagens e objectos utiliza um padrão a preto e branco e com traços radicais e estilizados.

SUMO PAINT

O Sumo Paint é uma aplicação online para desenho e pintura, também com a possibilidade de algumas funções simples de edição e tratamento de imagens. Está disponível em Português e constitui-se como um excelente recurso para explorar o desenho e pintura online, com inúmeras funcionalidades e com uma vasta gama de ferramentas para estas funções de desenho/pintura. Tem uma interface acessível e aliada e conjugada a sua com os quadros interativos pode ser uma das aplicações de eleição para a disciplina de EVT.

Super Action Comic Maker

SUPER ACTION COMIC MAKER

Este site/ferramenta Web 2.0 permite-nos criar “Comics”, a partir dos modelos existentes na plataforma. No final, possibilita-nos a impressão do nosso trabalho.

SUPERTIPO VELOZ

O SuperTipo Veloz é uma ferramenta online que permite conjugar elementos gráficos, compondo imagens e letras de uma forma personalizada, criando-se desenhos com letras. Estas podem ser gravadas na galeria da própria aplicação. Esta ferramenta não necessita de qualquer tipo de registo ou download.

SYMMETRY

O Symmetry é uma ferramenta online que permite explorar simetria, reflexão, rotação de imagens, quer pela aprendizagens dos seus conceitos quer pela posterior exploração de atividades práticas online.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: