Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT


V

 

VISTAS

O Vistas é uma aplicação interactiva para Geometria Descritiva. Apresenta o essencial da geometria, de uma foram muito clara, nomeadamente: representação tridimensional de um objecto a partir das suas vistas ou alçados e representação de rectas e planos relativamente aos planos de projecção. Para além da explicação dos conteúdos que vão acompanhando toda a apresentação, são ainda abordadas algumas generalidades sobre o tema. De salientar que existe também um guia de utilização quer para professores quer para os alunos. Esta ferramenta apresenta-se muito útil para exploração do conteúdo Geometria em EVT.

Vivaty Studio

Vivaty Studio

O Vivaty Studio é uma ferramenta de criação de conteúdo web3d com elementos de modelação tridimensional (primitivos, operações booleanas, modelação por extrusão/varrimento/revolução, modelação por escultura com limitações).

 

 

VOICE DRAWING

O Voice Drawing é uma aplicação flash maravilhosa, pequena e que lhe permite criar desenhos usando apenas a voz.

 

 

 

VRMLWorld

 

VRMLWorld

O VRMLWorld é um portal Web3D que agrega espaços de realidade virtual não imersiva com diferentes dimensões. Os espaços disponíveis vão de locais imaginários à recriação de sítios reais. O principal objectivo destes espaços é a comunicação síncrona em chat 3D, sendo uma progressão tridimensional dos MUDs, MOOs e salas de IRC. Utilizando a tecnologia VRML (Virtual Reality Markup Language), na especificação VRML97 (.wrl) ou X3D, é possível criar espaços com vários graus de interactividade que podem funcionar de locais de encontro virtuais a simulações. A visita a estes espaços requer a utilização do browser Internet Explorer, com Flash actualizado (módulos de chat) e o plugin BS Contact (visualizador de VRML). A sua vantagem em relação a mundos virtuais mais conhecidos (Second Life, Imvu) prende-se com a utilização de especificações abertas, baixos requisitos de recursos gráficos, sem necessidade de instalação de clientes e tráfego de dados pouco significativo. Permite a criação de salas de chat virtuais.

VUVOX

O VUVOX pode ser usado na criação de narrativas audiovisuais integrando texto, imagens, sons e vídeo num ambiente de interacção simples de utilizar. Pode servir para contar uma história em imagens, montadas em forma de SLIDESHOW por exemplo.

O Vuvox permite ainda:

– Importar elementos de multimédia de diversas fontes online ou do próprio computador;

– Organizar elementos de multimédia agrupados por temas;

– Personalizar a aparência dos temas a partir de opções criativas;

– Publicar o resultado interactivo num canal próprio ou incorporar noutros espaços da Internet.

Há ainda a possibilidade de criar interacção com outros utilizadores, ou seja, após reunir arquivos de imagens ou vídeos, estes utilizadores podem navegar na nossa criação a partir de suas próprias escolhas.

O Vuvox tem à disposição três ferramentas: Vuvox Express, Vuvox Collage, Vuvox Studio. No entanto, antes de conhecê-las, é necessário criar uma conta de utilizador gratuita.

VYEW

Com o Vyew podemos trabalhar um documento e apresentá-lo online com a colaboração de outros colegas, se assim pretendermos. O nível de interactividade é determinado pelo utilizador, e a apresentação pode integrar diversos recursos como fotografia ou vídeo.

A ferramenta foi criada em Inglês, mas permite a utilização de qualquer idioma.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: